Pular para o conteúdo

A Internet da sua empresa vai mal? Link dedicado pode ser a solução!

internet

A instabilidade da internet e a baixa velocidade de conexão são problemas que costumam ocasionar atrasos e estresse no dia a dia dentro das empresas. É vídeo que não abre, ligação no Skype que não completa, arquivos pesados que demoram a baixar e até tarefas das mais simples podem ser afetadas por uma internet lenta e sinal oscilante. O link dedicado pode ser uma solução para empresas que buscam a garantia de internet estável e de alta velocidade. Vejamos como funciona esta tecnologia.

A internet banda larga comum, que chega à grande maioria das residências, é compartilhada com vários usuários, que têm seus dados enviados e recebidos por meio do mesmo caminho, ocasionando congestionamentos. Num edifício residencial, por exemplo, os diversos moradores que contratam o mesmo serviço de internet dividem a velocidade total de navegação entre si, o que causa conexão mais lenta e instável.

O link dedicado funciona de forma diferente. Ao contratar o serviço, o usuário — especialmente empresas — transfere dados por meio de uma banda exclusiva, capaz de obter maior velocidade, com menos risco de oscilações. Isso ocorre porque, o link dedicado não é compartilhado com outros usuários da mesma rede, sendo de uso exclusivo do contratante. Enquanto na internet banda larga comum as operadoras de telecom oferecem garantia de disponibilidade de rede de até 30% (dependendo do contrato), a disponibilidade do link dedicado pode chegar a 99,9%. Se um usuário comum contratar internet banda larga com velocidade de 10 mbps, vai receber algo como 3 mpbs, num dia menos disputado. A empresa contratante do link dedicado receberia algo como 9,9 mbps.

Mais download, mais upload e mais segurança

Outra particularidade do link dedicado é o empenho de dois canais distintos de conexão: um para download e outro para upload. Na banda larga, a velocidade de upload é inferior e também disputa espaço com recebimento e envio de dados dos outros usuários. Com o link dedicado, a contratação de 10 mbps pode significar (conforme estabelecido previamente no contrato), 10 mbps para download e 10 mpbs para upload.

Mais uma vantagem do link dedicado é a disponibilidade de um certo número de IPs fixos, que permitem a instalação de servidores próprios com acesso externo dedicado. Serviços desse tipo são comumente contratados por sites que oferecem bancos de dados para consultas online e querem garantir que a página não saia do ar, por excesso de visitas ou congestionamentos. Além disso, o uso de IPs fixos permite a contratação de serviços de certificação que garantam a segurança dos dados, impedindo vazamentos e ataques indesejados.

Serviço mais caro e instalação demorada

O link dedicado tem maior custo em relação à banda larga comum — por isso também é mais oferecido às empresas que a usuários residenciais —, porém com a garantia de disponibilidade da rede, é possível contratar pacotes com menos velocidade, dependendo da necessidade da empresa. Outra questão que precisa ser mencionada é a que a instalação do serviço costuma ser mais demorada que o normal e a manutenção requer um pouco mais de paciência.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *