Pular para o conteúdo

Banco Central da Austrália sofre ataque virtual

O Banco Central da Austrália foi alvo de um ataque virtual nesta segunda-feira (11), segundo as autoridades, e a imprensa informou que a ação foi cometida com programas chineses para buscar informações sensíveis.

O BC australiano confirmou os ataques após uma reportagem do jornal “Australian Financial Review”, que informou que vários computadores foram contaminados com um malware. Uma fonte do banco confirmou à AFP a existência do vírus, mas não revelou as informações subtraídas e os alvos procurados, nem confirmou a relação com a China.

Comunicado Oficial

Segundo o banco a instituição tem medidas de segurança que isolaram os ataques e asseguraram que o vírus não fosse espalhado em toda a rede ou sistema do banco. “Em nenhum momento, esses ataques causaram a perda de dados ou informações do banco ou fizeram os sistemas serem corrompidos”, disse o comunicado.

Malware usado

De acordo com uma investigação da Australian Financial Review, um dos ataques envolvidos foi com um e-mail intitulado “Planejamento Estratégico ano 2012”, que foi enviado para e aberto por vários membros da equipe.

Ele continha um malware, que conseguiu passar pelos controles de segurança existentes, mas não foi capaz de se espalhar através do sistema do banco.

O governo chinês negou que esteja por trás de ataques cibernéticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *