Pular para o conteúdo

Como fazer uma horta em casa e o que plantar

horta em casa

Seja por hobby, para economizar dinheiro ou apenas para ter uma alimentação mais saudável, fazer uma pequena horta em casa é fácil, rápido e pode lhe trazer grandes benefícios para a saúde.

Há muitas ervas que você pode cultivar no quintal, no pátio ou até mesmo no parapeito da janela. Ou seja: não importa se você mora em um pequeno apartamento ou em uma casa arborizada e espaçosa, uma hortinha com ervas é sempre uma boa pedida.

Ao escolher um local para cultivar suas ervas (Veja abaixo com fazer uma horta), tenha em mente que elas precisam de quatro a seis horas de sol diariamente. Quando investe seu tempo, seu dinheiro e sua atenção em uma horta, lembre-se de não plantar apenas as ervas que você conhece. Arrisque-se em outras possibilidades. Você pode ficar surpreso. 

Aqui estão ervas e plantas frescas que você pode cultivar e que são ótimas para ter à mão na cozinha. Ervas frescas tornam as receitas ainda mais saborosas e são ótimas para sopas, ensopados e saladas! A hora é agora.

O que plantar na horta em casa

Salsinha

Foto : shopgarden.com.br

A salsa é uma erva com um suave amargor, que pode realçar o sabor dos alimentos. Muitos consideram a salsa apenas uma guarnição verde, mas na verdade é muito mais do que isso.

Como benefício adicional, a salsa pode ajudar na digestão. Ela é frequentemente cultivada como planta anual. Com relação a suas propriedades nutritivas, a salsa é uma boa fonte de vitaminas A e C.

Hortelã

Foto : shopgarden.

Existem várias variedades de hortelã. Você pode usá-las em bebidas como mojitos ou para gourmetizar um suco de abacaxi. Também é possível adicionar hortelã a um chá gelado ou até mesmo fazer uma água saborizada.

A hortelã refresca o hálito e ajuda a acalmar o estômago. Se você cultiva hortelã, lembre-se de que ela é considerada uma planta invasora. Provavelmente, se espalhará e tomará conta de sua horta. Por isso, é melhor cultivá-la em recipientes. 

Manjericão

Foto : shopgarden.com.br

O manjericão é popular em muitas cozinhas, mas é uma característica da culinária italiana, que inclui pizzas, saladas e molho pesto.

Algumas pessoas pensam que o manjericão é ótimo para plantar junto com os tomates, mas não há nenhuma evidência real de que faz com que os tomates tenham um sabor mais doce por causa do manjericão. 

Esta planta tem benefícios antioxidantes para a saúde e é uma defesa contra o baixo nível de açúcar no sangue. 

Alecrim

Foto : shopgarden.com.br

O alecrim é uma das ervas mais saborosas e é ótimo para adicionar em receitas com aves, carnes e vegetais. A planta é perfumada e pode também ser usada em arranjos florais. 

Tomilho

Foto : shopgarden.com.br

O tomilho é uma planta de aparência delicada. É frequentemente usado para temperar pratos de ovo, feijão e vegetais. O tomilho é muitas vezes usado na culinária francesa mediterrânea, italiana e provençal. Combina com cordeiro, frango e tomate. Também pode ser adicionado a sopas e ensopados. 

Camomila

Foto Shop Garden

Usada com mais frequência como ingrediente de chás, a camomila é muito utilizada no mundo inteiro. Pode ser usada para acalmar o estômago e a mente. A camomila também ajuda a reduzir a inflamação e a tratar febres.

Você pode cultivar camomila alemã ou camomila romana. Os dois são intercambiáveis ​​quando se trata de fazer chá, mas são cultivados de maneira muito diferente. A camomila alemã é uma planta anual que cresce até um metro de altura. A camomila romana é perene, mas cresce apenas até cerca de trinta centímetros de altura. A camomila alemã é mais comumente conhecida por suas flores. 

Orégano

Foto : shopgarden.com.br

O orégano é nativo dos climas quentes da Eurásia e do Mediterrâneo. É uma planta perene, mas em climas mais frios pode ser cultivada como planta anual. O orégano é usado para dar sabor a receitas e é uma erva básica da culinária ítalo-americana.

E o melhor que hoje em dia você consegue mudas e plantas pela internet, como no shopgarden.com.br.

Como fazer uma horta em casa

Se você nunca fez horta, não precisa ficar preocupado. Felizmente, cultivar vegetais é algo relativamente fácil. Basta conhecer alguns princípios básicos de jardinagem e ter bastante disposição para fazer dar certo.

Planejar

Anote tudo o que você já tem em casa para criar uma horta e o que está faltando. Itens como terra, mudas ou sementes, regador, enxada e luvas são alguns deles.

Também é preciso avaliar a necessidade de cercar o espaço, se você tiver animais. Você não iria gostar nada se o seu cão ou seu gato resolvessem brincar com sua plantação, não é?

O que plantar

Esta é a parte divertida de planejar uma horta. Primeiro de tudo, entenda que é preciso ter bom senso. Não adianta querer plantar diversos tipos de vegetais se você tem um espaço pequenino para a horta. É melhor plantar apenas uma ou duas variedades, se for este o seu caso. No entanto, se tiver um espaço maior, você poderá escolher mais variedades.

Espaço da horta

A estética fica em segundo plano nas hortas. Sua primeira preocupação deve ser colocar os vegetais em condições ideais de cultivo.

Você também precisará considerar espaço para caminhar entre eles para trabalhar, se estivermos falando de um espaço grande.

Se o espaço for pequeno, tome cuidado para não enchê-lo demais. Neste caso, o ideal é plantar uma variedade pequena e ir fazendo uma espécie de escalonamento.

Cuidando da sua horta

Agora estamos prontos para lidar com questões mais práticas. Uma horta requer manutenção regular.

É preciso regar sua horta com frequência e ficar de olho para ver se surge alguma outra necessidade, como mudá-la de lugar para que pegue mais sol ou menos sol.
Além do mais, é preciso controlar as pragas. O controle de pragas é uma parte vital da horta. Se você sempre ficar atento, poderá evitar a necessidade de usar pesticidas. Esta deve ser sempre a sua última opção, visto que pode interferir em sua saúde

Também é possível cultivar vegetais em recipientes. A jardinagem em recipientes tem certas vantagens. Primeiro, você pode controlar o solo e a drenagem.

Você pode colocar seus jardins de recipientes de vegetais onde eles receberão mais luz solar ou até mesmo movê-los para seguir o sol.

Além do mais, erguer seus vegetais alguns metros do chão torna-os mais difíceis de serem alcançados por pragas. É uma boa opção para quem mora em apartamento.

O ideal é que você pesquise por vegetais que se adaptem bem ao estilo de vida que você poderá oferecê-lo: tipo de terra, clima, ventilação, etc.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *