Como ganhar dinheiro com podcasts

1

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Veja em alguns passos simples como transformar seu podcast em uma fonte de renda.

Depois que os serviços de streaming passaram a dominar a internet, muitas pessoas abandonaram o hábito de ouvir rádio e passaram a dar preferência para as playlists musicais. Mas como toda moda é cíclica, não demorou para que programas que lembram muito as transmissões via AM e FM começassem a ser produzidos para esse tipo de plataforma.

Essa é a proposta dos podcasts, mais uma forma de compartilhar conteúdos na internet. Em vez de imagens ou vídeos, a voz de um apresentador e, possivelmente, de seus convidados é o que entretém a audiência.

Falando em audiência, ela é tão crescente quanto a quantidade de criadores de podcast. De acordo com dados divulgados pelo Spotify em seu primeiro evento exclusivo para podcasters no fim do ano passado, o consumo desse conteúdo vem crescendo cerca de 21% ao mês desde 2018.

Até mesmo as empresas já se atentaram para o interesse do púbico nesse tipo de produto e começaram a participar, seja criando seu próprio programa ou anunciando em um podcast que tenha grande audiência.

Veja em nosso site : Ideias de negócios para montar com menos de 1000 reais

Monetizando podcasts: como ter o Spotify como aliado

Para que cada vez mais produtores de conteúdo dediquem seu tempo à criação de podcasts, encontrar formas de rentabilizar essa atividade é fundamental. Foi seguindo esse raciocínio – e percebendo o potencial comercial dos programas – que o Spotify entrou de cabeça nesse universo.

Depois de incluir podcasts em seu catálogo, o Spotify assumiu o compromisso de ser referência na distribuição desse tipo de conteúdo e lançou recentemente uma novidade que vai ajudar muito os criadores de conteúdo a criarem suas audiências.

A plataforma Spotify Podcast Ads, por enquanto, está disponível somente para quem usa exclusivamente o Spotify como canal de distribuição. Ela oferece alguns recursos para planejamento e diversos tipos de dados que ajudam a mapear o público. As informações sobre os locais onde o conteúdo é ouvido, por exemplo, que antes só eram compartilhadas pela plataforma com artistas, agora também serão conhecidas pelos criadores de podcast.

Fazendo dinheiro com podcast no Spotify

A primeira coisa a fazer caso queira aproveitar esse momento para ganhar dinheiro extra – ou até mesmo mudar de ramo – é criar o podcast por meio do Spotify for Podcasters. Deve-se escolher um público alvo ou um assunto específico antes de iniciar as gravações.

É importante lembrar que o público de podcasts em geral é bem qualificado: são pessoas interessadas em conteúdos originais, inéditos e bem explorados. A dica é preparar um roteiro e ir a um lugar calmo antes de começar a gravar.

Com alguns episódios no ar, já vai ser possível aproveitar os dados revelados pelos relatórios para refinar seu discurso, engajando cada vez mais o público. E é aí que os anúncios entram: o Spotify os inclui de forma automática, de acordo com essas mesmas informações sobre a audiência.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando: a plataforma oferece um catálogo de bons programas, o público gosta cada vez mais do que ouve e o criador de conteúdo passa a receber do Spotify em troca de falar daquilo que gosta.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

1 comentário
  1. MARCELO OTA Diz

    É uma ótima oportunidade para quem já utiliza podscast

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais