Como ganhar dinheiro com podcasts

Veja em alguns passos simples como transformar seu podcast em uma fonte de renda.

Depois que os serviços de streaming passaram a dominar a internet, muitas pessoas abandonaram o hábito de ouvir rádio e passaram a dar preferência para as playlists musicais. Mas como toda moda é cíclica, não demorou para que programas que lembram muito as transmissões via AM e FM começassem a ser produzidos para esse tipo de plataforma.

Essa é a proposta dos podcasts, mais uma forma de compartilhar conteúdos na internet. Em vez de imagens ou vídeos, a voz de um apresentador e, possivelmente, de seus convidados é o que entretém a audiência.

Falando em audiência, ela é tão crescente quanto a quantidade de criadores de podcast. De acordo com dados divulgados pelo Spotify em seu primeiro evento exclusivo para podcasters no fim do ano passado, o consumo desse conteúdo vem crescendo cerca de 21% ao mês desde 2018.

Até mesmo as empresas já se atentaram para o interesse do púbico nesse tipo de produto e começaram a participar, seja criando seu próprio programa ou anunciando em um podcast que tenha grande audiência.

Veja em nosso site : Ideias de negócios para montar com menos de 1000 reais

Monetizando podcasts: como ter o Spotify como aliado

Para que cada vez mais produtores de conteúdo dediquem seu tempo à criação de podcasts, encontrar formas de rentabilizar essa atividade é fundamental. Foi seguindo esse raciocínio – e percebendo o potencial comercial dos programas – que o Spotify entrou de cabeça nesse universo.

Depois de incluir podcasts em seu catálogo, o Spotify assumiu o compromisso de ser referência na distribuição desse tipo de conteúdo e lançou recentemente uma novidade que vai ajudar muito os criadores de conteúdo a criarem suas audiências.

A plataforma Spotify Podcast Ads, por enquanto, está disponível somente para quem usa exclusivamente o Spotify como canal de distribuição. Ela oferece alguns recursos para planejamento e diversos tipos de dados que ajudam a mapear o público. As informações sobre os locais onde o conteúdo é ouvido, por exemplo, que antes só eram compartilhadas pela plataforma com artistas, agora também serão conhecidas pelos criadores de podcast.

Fazendo dinheiro com podcast no Spotify

A primeira coisa a fazer caso queira aproveitar esse momento para ganhar dinheiro extra – ou até mesmo mudar de ramo – é criar o podcast por meio do Spotify for Podcasters. Deve-se escolher um público alvo ou um assunto específico antes de iniciar as gravações.

É importante lembrar que o público de podcasts em geral é bem qualificado: são pessoas interessadas em conteúdos originais, inéditos e bem explorados. A dica é preparar um roteiro e ir a um lugar calmo antes de começar a gravar.

Com alguns episódios no ar, já vai ser possível aproveitar os dados revelados pelos relatórios para refinar seu discurso, engajando cada vez mais o público. E é aí que os anúncios entram: o Spotify os inclui de forma automática, de acordo com essas mesmas informações sobre a audiência.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando: a plataforma oferece um catálogo de bons programas, o público gosta cada vez mais do que ouve e o criador de conteúdo passa a receber do Spotify em troca de falar daquilo que gosta.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *