Como melhorar o sinal do seu roteador wi-fi

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Você sabia que é possível melhorar o sinal de seu roteador Wi-Fi? Pois bem, nem sempre a culpa da internet lenta ou das quedas de conexão é da operadora escolhida por você. Algumas mudanças simples e práticas podem contribuir para que você tenha um sinal mais forte e menos propenso a quedas.

Logo a seguir, listamos algumas dicas para auxiliá-lo a identificar problemas e aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa. Confira!

Escolha o melhor local para o roteador wi-fi

O primeiro passo para encontrar os problemas relativos ao sinal de seu roteador é conferir se ele está em um local adequado no ambiente. Por exemplo, se ele estiver localizado em um cômodo isolado e distante dos dispositivos que vão usar a conexão é bem provável que algum tipo de problema aparecerá. Lembre-se que há uma série de obstáculos dentro de uma casa que poderão interferir na distribuição do sinal.

Por isso, procure deixar o aparelho em um local alto uma vez que o sinal é distribuído para baixo e para os lados. Aliás, como o sinal vai para todas as direções tente colocar o roteador no centro do cômodo.

E já que falamos em interferência, vale lembrar que diversos aparelhos prejudicam o sinal como microondas e telefones sem fio. Sendo assim, uma boa olhada em volta e tentar deixar o roteador longe destes itens não é uma má ideia.

2. Use um repetidor para aumentar o alcance do sinal

Essa dica é muito útil especialmente se sua casa contar com paredes espessas e vários pisos. Nesses casos, um repetidor de sinal poderá ajudá-lo na situação.

No mercado é possível encontrar repetidores Wi-Fi que fazem a conexão com o roteador por meio de cabo Ethernet e depois reenviam o sinal para os dispositivos mais remotos. A questão aqui é que esses aparelhos vão precisar estar sempre ligados por meio do cabo ao roteador. Se isso gerar algum tipo de inconveniência você poderá usar os dispositivos PLC. Neste último caso a tecnologia usa o cabeamento da rede elétrica.

3. Reinicie o roteador wi-fi de vez em quando

Às vezes, o roteador pode começar a apresentar problemas, como travamentos, devido ao aquecimento. Reiniciá-lo com freqüência é muito indicado. Outra sugestão é desligar o aparelho naqueles períodos em que ninguém estiver usando, por exemplo, de noite quando todos estiverem dormindo.

Fazendo isso, é possível que o sinal de seu roteador melhore assim que você ligá-lo novamente. De quebra, ainda aumentará a vida útil dele.

Além dessas dicas, é interessante você observar se não há ninguém roubando seu sinal. Na dúvida, troque a senha de rede e a frequência de vez em quando. Aliás, cuidado com nomes como ‘Wi-Fi de fulano’. Se ninguém souber que a rede é sua não vão te incomodar pedindo a senha e te deixando constrangido.

Por fim, atenção aos programas de download, streaming de vídeos e joguinhos online. São os famosos sequestradores de banda. Se você tem vários aparelhos usando a mesma rede é bem provável que algum deles esteja consumindo mais banda do que outros e, muitas das vezes, a culpa é dos apps que citamos.

Leia : Veja como aumentar o sinal do seu WI-FI

Curtiu? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais preferidas.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais