Você sabia que é possível melhorar o sinal de seu roteador Wi-Fi? Pois bem, nem sempre a culpa da internet lenta ou das quedas de conexão é da operadora escolhida por você. Algumas mudanças simples e práticas podem contribuir para que você tenha um sinal mais forte e menos propenso a quedas.
Logo a seguir, listamos algumas dicas para auxiliá-lo a identificar problemas e aumentar o sinal Wi-Fi de sua casa. Confira!
Índice
Escolha o melhor local para o roteador wi-fi
O primeiro passo para encontrar os problemas relativos ao sinal de seu roteador é conferir se ele está em um local adequado no ambiente. Por exemplo, se ele estiver localizado em um cômodo isolado e distante dos dispositivos que vão usar a conexão é bem provável que algum tipo de problema aparecerá. Lembre-se que há uma série de obstáculos dentro de uma casa que poderão interferir na distribuição do sinal.
Por isso, procure deixar o aparelho em um local alto uma vez que o sinal é distribuído para baixo e para os lados. Aliás, como o sinal vai para todas as direções tente colocar o roteador no centro do cômodo.
E já que falamos em interferência, vale lembrar que diversos aparelhos prejudicam o sinal como microondas e telefones sem fio. Sendo assim, uma boa olhada em volta e tentar deixar o roteador longe destes itens não é uma má ideia.
2. Use um repetidor para aumentar o alcance do sinal
Essa dica é muito útil especialmente se sua casa contar com paredes espessas e vários pisos. Nesses casos, um repetidor de sinal poderá ajudá-lo na situação.
No mercado é possível encontrar repetidores Wi-Fi que fazem a conexão com o roteador por meio de cabo Ethernet e depois reenviam o sinal para os dispositivos mais remotos. A questão aqui é que esses aparelhos vão precisar estar sempre ligados por meio do cabo ao roteador. Se isso gerar algum tipo de inconveniência você poderá usar os dispositivos PLC. Neste último caso a tecnologia usa o cabeamento da rede elétrica.
3. Reinicie o roteador wi-fi de vez em quando
Às vezes, o roteador pode começar a apresentar problemas, como travamentos, devido ao aquecimento. Reiniciá-lo com freqüência é muito indicado. Outra sugestão é desligar o aparelho naqueles períodos em que ninguém estiver usando, por exemplo, de noite quando todos estiverem dormindo.
Fazendo isso, é possível que o sinal de seu roteador melhore assim que você ligá-lo novamente. De quebra, ainda aumentará a vida útil dele.
Além dessas dicas, é interessante você observar se não há ninguém roubando seu sinal. Na dúvida, troque a senha de rede e a frequência de vez em quando. Aliás, cuidado com nomes como ‘Wi-Fi de fulano’. Se ninguém souber que a rede é sua não vão te incomodar pedindo a senha e te deixando constrangido.
Por fim, atenção aos programas de download, streaming de vídeos e joguinhos online. São os famosos sequestradores de banda. Se você tem vários aparelhos usando a mesma rede é bem provável que algum deles esteja consumindo mais banda do que outros e, muitas das vezes, a culpa é dos apps que citamos.
Leia : Veja como aumentar o sinal do seu WI-FI
Curtiu? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais preferidas.