Pular para o conteúdo

Cuidado com os Rótulos de produtos

cuidado com rotulos

Hoje vou falar de uma situação que é bastante comum e passa despercebido pela maioria das pessoas: o rótulo dos produtos que compramos no supermercado. Você sabe da importância de ler para não ser enganado e nem prejudicar a sua saúde? Então leia esse texto até o fim para descobrir.

Vamos falar sobre a importância de você ler muito bem o rótulo do produto do supermercado que esta prestes a levar para dentro de sua casa.

Ler atentamente o rótulo do produto evita que você tenha dor de cabeça com o que comprou e até fique por dentro se não está sendo enganado, seja pelo tamanho reduzido ou até nos ingredientes que foram feitos aquele produto. Afinal, isso é muito mais comum do que imagina.

Dica número 1: cuidado com rótulos escrito “saudável“

Aposto que você já viu muitos produtos onde a empresa coloca em letras maiores indicando que determinado produto é natural, com baixa caloria e zero gordura né? Mas se você ler bem o rótulo vai ver que isso não é verdade. Para fazer um comparativo, uma bolacha que diz ser mais saudável que as demais tem basicamente a mesma quantidade de açúcar e sódio que as comuns que vamos nas prateleiras do supermercado.

Inclusive, um estudo feito pela Universidade de Brasília aponta que 19% dos rótulos de alimentos pesquisados, utilizam de imagens, símbolos e mensagens enganosas com o intuito de induzir o cliente a comprar o seu produto. Impressionante né?

Isso existe em tantos produtos, como ao comprar um iogurte por exemplo: você vê na embalagem escrito “bebida láctea“, isso quer dizer que na verdade, aquele produto não é um iogurte, ou seja, é um suco de caixinha de “néctar misto“. Outro exemplo clássico é o suco maça que você vê na prateleira, se for olhar a composição é açúcar, água e só depois a fruta, por isso a importância de você ler MUITO bem o rótulo.

Quando orientamos a ler bem o rótulo não adianta olhar só a parte da frente viu? Tem que ler principalmente a tabela nutricional que fica na parte de trás, inclusive para você conferir e ver se não está sendo enganado, pois pode ter produtos em que tá escrito que tem menos açúcar mas que tem um asterisco do lado. Ou seja, é uma pegadinha pode conter ainda mais substancias prejudiciais. Por isso que é bom ler toda a lista de ingredientes, porque, por lei, a sequência deles deve ser do que mais tem de substância no produto ao que menos tem. 

É nessas horas que você lé que aquela bolacha que parece ser perfeita para quem é fitness, de cor verde é a que mais contém farinha branca e açúcar, ou seja, tem exatamente tudo que você NÃO PRECISA na sua dieta. O asterisco que citamos é outro fato para ficar bem atendo pois às vezes colocam um tipo de ingrediente que categorizam como menos prejudicial, um exemplo disso é o xarope de milho, xarope de malte, frutose, glicose, maltodextrina, maltose, entre outros, mas não engane viu? Todos esses fazem tão mal quanto o açúcar.

Segunda dica: atenção a tabela nutricional e as porções

A segunda dica é para você ficar esperto na tabela nutricional, e claro nas porções que estão nela. Ai surge a seguinte dúvida: se comprar uma bolacha que contém 100 gr a tabela deve da mesma quantidade né? A resposta pode até ser chocante, mas não, não é a mesma! As vezes você vê na tabela nutricional os valores de calorias, açúcar e gordura até aí tudo bem, só que, observe bem a quantidade de porção do alimento. Isso porque, para ficar mais saudável os fabricantes tentam amenizar os dados informando uma porção bem menor, o exemplo do pacote de bolacha de 100 gr, pode acontecer inclusive de informarem uma porção de apenas 2 unidades de bolacha, equivalente a 20 gr e não a quantidade para o pacote todo.

Outra situação que sempre costuma “bater na tecla“ é sobre produtos light ou zero açúcar. Porque, por lei light é produto com teor reduzido em algum nutriente da tabela os famosos (açucares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio), pode ser um desses só e às vezes para melhorar o gosto o que o fabricante faz? Coloca tudo e mais um pouco de açúcar e aí o zero açúcar, ou zero adição de açúcar não significa que ele não tem, mas tem menos, então cuidado para não sabotar um produto achando que está ajudando na dieta.

Mas e a tabela nutricional o que é importante saber? Bom principalmente sobre as calorias né? Esse é o principal motivo que preocupa e muito algumas pessoas, então é necessário entender o que são as calorias que estão lá. Elas são as quantidades de energia que os carboidratos, proteínas e gorduras dos alimentos fornecem para o seu organismo. 

As proteínas por exemplo: são componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células.

Já as fibras são outro componente que faz muito bem e é muito importante ter na rotina de qualquer pessoa. A sua ingestão auxilia no funcionamento do intestino, então, se a quantidade que estiver em uma embalagem for de 2,5 gr por porção significa que o alimento é uma ótima fonte de fibras. 

As temidas gorduras totais: que é a soma de fonte animal e de fonte vegetal dos produtos, o consumo desse nutriente é recomendável para adultos em uma quantia de 55 gr por dia, isso contando TODA sua alimentação. 

As gorduras saturadas representam uma parte das gorduras totais e são encontradas somente em alimentos de origem animal como a manteiga, leite e derivados, carne, peixe, frango e ovos. E sabemos melhor do que ninguém que, se consumir esses alimentos em excesso podem fazer o colesterol subir.

Agora,a gordura trans é encontrada somente em alimentos industrializados, como margarinas, gordura hidrogenada, biscoitos, sorvetes e bolos e tortas que utilizam as gorduras hidrogenadas no preparo, e nem precisa falar que essa gordura deve ser evitada sempre, porque além de artificial faz mal a saúde.

Açúcar já falamos por aqui, e também da importância de ler bem a tabela pois ele pode vir com nome diferente. Ainda tem os corantes e aditivos para manter a durabilidade do produto, e aí tem uma infinidade de nomes e siglas como: acidulantes, sorbato, benzoato de sódio e milhares de outros.

Depois de saber de tudo isso, para manter uma alimentação mais saudável, prefira produtos com baixo % de VD para gorduras saturadas, gorduras trans e sódio. Lembrando que para comprar algum produto de % VD alto procure sempre produtos com fibra alimentar tá? 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *