Facebook deixa jovens mais estressados, diz pesquisa

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Pesquisadores da Universidade de Montreal descobriram que o uso do Facebook pode afetar negativamente usuários adolescentes, aumentando seu nível de estresse. De acordo com o estudo, ter mais de 300 amigos na rede social pode elevar as taxas de cortisol, hormônio do estresse, no corpo .Os testes foram realizados junto de 88 jovens com idades entre 12 e 17 anos durante três dias.

Na primeira parte da experiência, eles foram questionados sobre o número de vezes que visitavam o site, o número de amigos que possuíam, como eles se promoviam na rede e como apoiavam seus amigos. Depois, eles coletaram, durante 3 dias, amostras de cortisol dos adolescentes, 4 vezes por dia.

Os resultados mostram que os adolescentes que possuíam mais de 300 amigos mostraram níveis consistentemente maiores do hormônio do que os que tinham menos de 300 amigos no Facebook.”Enquanto outros importantes fatores externos também são responsáveis pelo estresse, estima-se que o efeito isolado do Facebook sobre o cortisol corresponda a 8%”, conta Sonia Lupien, a principal autora do estudo.

De acordo com os pesquisadores, uma possível explicação para a associação é que, na adolescência, ter “muitos amigos” pode significar sofrer maior pressão social em vez de ter apoio do grupo. Por outro lado, a equipe também descobriu que os adolescentes que apoiaram os seus amigos do Facebook, comentando positivamente suas fotos mostravam diminuição dos níveis de cortisol, tornando-os menos estressado.

Amigos no Facebook

O perigo

A longo prazo, níveis altos de cortisol podem causar redução no tamanho do cérebro e diminuir a fabricação de novos neurônios, o que afeta a concentração, a tomada de decisões e as interações sociais. Estudos anteriores também mostraram que níveis elevados do hormônio em jovens de 13 anos poderia levar ao desenvolvimento de depressão na fase adulta. Via The Telegraph

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais