Pular para o conteúdo

Fotos que os pais não devem publicar em redes sociais por segurança

Hoje em dia, todos os pais aproveitam as facilidades digitais para registra cada momento dos filhos e compartilhar com os amigos nas redes sociais, mas os pais devem tomar cuidado, pois muitas fotos podem comprometer a segurança dos filhos. A primeira coisa que os pais devem ter em mente é que depois de publicada é extremamente difícil controlar a divulgação das fotos. Veja cuidados que pais devem ter para não deixar seus filhos em perigo :

1) Fotos da criança tomando banho ou nua

bebe tomando banho

Mesmo que pareça inofensiva, nem todos pensam assim sobre esse tipo de foto. ‘Essas imagens são um prato cheio para pedófilos’, alerta o especialista Marcos Ferreira, especialista em segurança da informação da TrustSign, empresa focada em soluções de segurança na internet.

2) Foto com a localização

crianãs shopping

Antes de tirar a foto do seu filho desative o geo localizador do celular. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustar você quando seu filho não estiver em casa. Sabe aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida do seu filho.

3) Foto da criança com uniforme da escola

criança uniforme

Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras
que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas em planejamento de sequestro. Também oriente seu filho para não postar foto com uniforme.

4) Foto da criança com outras crianças

criança brincando

Você pode gostar de fotos, mas será que os pais dos amigos do seu filho gostam desta exposição ? Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização dos pais.

5) Fotos que vão fazer seu filho sentir vergonha no futuro

criançano banheiro

Nós esquecemos que nossos filhos crescem e que fotos podem ficar na internet por vários anos, “Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying”, aconselha Marcos Ferreira.

6) Fotos da criança perto de objetos de valor

criança rica

Evitem postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um IPad de presente ou que você tem um carro novo, isso chama a atenção de criminosos.

7) Fotos da Casa ou da rua em que mora

criança na casa

Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes, pois esse tipo de exposição deixa você e sua família em risco.

8) Privacidade

privacidade

É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Você os conhece? Todo cuidado é pouco. Afinal de contas depois de postada, você não tem muito controle de onde as fotos irão parar ou quem tem acesso. (Veja como Bloquear fotos no Facebook)

3 comentários em “Fotos que os pais não devem publicar em redes sociais por segurança”

  1. Ótimas dicas! Alías, acho que a falta de preocupação com as configurações de privacidade das redes sociais é grave, pois a maioria das pessoas tornam seus dados públicos. Uma vez na internet, sempre na internet.

  2. Todos deveriam tomar conhecimento dessa matéria. É uma pena que os pais sem noção, não leem coisa alguma que preste. Que Deus proteja as criancinhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *