Pular para o conteúdo

Governo lança campanha de coleta de lixo eletrônico

As pessoas que moram em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e do Rio de Janeiro poderão descartar de forma correta o lixo eletrônico, como celulares e computadores obsoletos e estragados. A coleta do material faz parte da estratégia de consumo sustentável desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A expectativa do ministério é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico nestes 15 dias. O lixo eletrônico é um problema no mundo todo. Veja vídeo que explora esse problema :

“Temos que conscientizar os consumidores que há lugar [adequado] para o lixo eletrônico”, disse hoje (11) a gerente de Consumo Sustentável do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do MMA, Fernando Daltro. Segundo ela, o lixo coletado durante a campanha será reciclado ou descartado por empresas de reciclagem.

A campanha será desenvolvida por meio de parceria do MMA com companhias de metrô de Brasília, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil – empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988 – e a Descarte Certo. Neste ano, o ministério instituiu outubro como o Mês do Consumo Sustentável.

Em Brasília, a população poderá descartar o lixo eletrônico em um coletor da Estação Galeria dos Estados do metrô, no Setor Comercial Sul. Em São Paulo, o posto de coleta ficará na Estação Tucuruvi, na Linha 1 Azul. No Rio, o material poderá ser deixado na Estação Carioca e em Belo Horizonte, na Estação Eldorado.

O Brasil consome por ano, segundo o MMA, mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo. Por isso, o ministério que conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico.

E você faz sua parte ?

Veja mais sobre lixo eletrônico aqui

Edição: João Carlos Rodrigues

0 comentário em “Governo lança campanha de coleta de lixo eletrônico”

  1. Olá meu nome é William

    Estou em Brasília – DF

    Trabalho com reciclagem de lixo eletroeletrônico e metais em geral.

    Sou uma empresa – MEI seria e compromissada com as questões do meio ambiente, dando o destino correto para esses residuos.

    Tendo em vista a imensa velocidade com que as Novas Tecnologias são lançadas num mercado consumista podemos entender a existência de tanto lixo, o que preocupa é que muitas vezes os produtos descartados pelos usuários ainda tem plenas condições de uso, mas acabam se tornando obsoletos, motivados pelas inovações diarias fazendo que todo tipo de equipamento eletroeletrônico se torne lixo rapidamente.

    Recebo todo tipo de lixo eletroeletrônico e elétrodomesticos e metais em geral

    •Placa Mãe, Vídeo e Rede, Memórias, Placas de centrais telefônica, placas de Switers , placas de modens, placas de celulares, placas de gravadoras de CD/DVD.etc.
    •Processadores de cerâmica
    •Processadores de fibra
    •Hds
    •Cabos em geral e dissipadores.
    •Estabilizadores , No Breaks, Transformadores
    •Fontes AT/ATX
    •Baterias de Nobreaks e Veicular
    •Placas de Monitores e outras placas pesadas, aparelhos inteiros (Vídeos cassetes, Dvds, Aparelhos de som) Ferragens, Monitores, impressoras, celulares, teclados, mouses, gabinetes vazios, TVs, ferros de passar, video games, switcher, modens etc, etc…..

    Tendo em vista que na maioria das empresas possuem depositos ou salas cheios de equipamentos obsoletos e inserviveis , venho através deste email sensibilizá-los de quando forem fazer o descarte desses materias entrem em contato comigo.

    Para pessoas que possuem em suas casas esse tipo de lixo em pouca quantidade é só entrar em contato pois recebo tambem.

    Muito obrigado pela atenção.

    Aguardo contato.

    William Sancler – MEI
    Império Sucatas
    Recicladora de Lixo eletroeletrônico em geral.
    (61) 9653-3062
    (61) 9240-5069
    [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *