Pular para o conteúdo

No golpe usa o saque do FGTS para fazer vitimas no WhatsApp

golpe fgts

Um novo golpe já afetou mais de 100 mil pessoas e usa como isca o saque de R$ 500,00 do FGTS,  veja como evitar cair nessa armadilha.

O golpe promete fazer a consulta ao FGTS e ao saque do suposto benefício à população, segundo a empresa de segurança Dfndr lab, por hora mais 2000 mil pessoas estão caindo no golpe.

Como funciona o golpe do saque de R$ 500,00 do FGTS ?

golpe
Telas do Golpe

A pessoa acaba recebendo a mensagem de um amigo e ao clicar link é necessário responder uma pesquisa, que inclui perguntas como “Deseja sacar todo seu FGTS ou parcial ?”.

Depois a pessoa tem que enviar o mesmo link para outros amigos com a falsa promessa de liberar o suposto saque de sua conta. Para incentivar as pessoas na página do golpe tem uma série de comentários (falsos) de pessoas afirmando ter recebido o dinheiro e nisso a pessoa acaba divulgando para os amigos. Por isso que muitas pessoas estão sendo infectadas.

“O objetivo desse golpe é induzir o usuário a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes diretamente no celular, abrindo um canal direto de comunicação entre o cibercriminoso e a vítima. Além disso, ela é direcionada a páginas para realizar cadastros indevidos em serviços de SMS pago. A partir do momento em que este cadastro ocorre, sem perceber, a vítima passa a receber cobranças indevidas”, esclarece Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab.

Como não cair em golpes ?

golpe no whtasapp

A primeira dica é sempre deixa um antivírus instalado no seu celular e atualizado, veja em nosso site Os melhores Antivírus Grátis Para Celular

Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia.

Avalie criticamente mensagens que solicitem compartilhamento de conteúdo com lista de contatos.

Não acesse links de origem desconhecida ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico. 

Não responda mensagens de desconhecidos pedindo dados pessoais.  

 Ao receber uma mensagem de empresas com links de promoções, confira sempre no site oficial da companhia se a oferta é verdadeira.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *