Pular para o conteúdo

Novo golpe no WhatsApp e Facebook envolve o NuBank

Um novo golpe esta sendo muito compartilhado no WhatsApp e no Facebook, prometendo um cartão do Nubank com limite de 12 mil, esta levando muitas pessoas a caírem no golpe.

O texto trás a promessa que o pedido do cartão não passará por consulta do SPC/Serasa e um link, que quando a pessoa clica acaba instalando vírus que rouba dados financeiros e informações da pessoa.

golpe nubank

Esse tipo de golpe esta ficando cada vez mais comum, por isso é sempre recomendável você instalar um bom antivírus (Veja em nosso site Qual É O Melhor Antivírus Grátis Para Celular Em 2019 ) e desconfiar de qualquer tipo de promoção, na duvida visite o site oficial da empresa para ver se a promoção é verdadeira.

De acordo com o levantamento da Kaspersky Lab, somente nos primeiros meses de 2018, no Brasil, tivemos 2,5 milhões de vítimas de golpes digitais, em cerca de 10 campanhas maliciosas espalhadas pelo país.

Segundo relatório da Segurança Nacional Digital no Brasil (Psafe), homens clicaram em 30 milhões de links maliciosos recebidos pelo app de mensagens no primeiro trimestre de 2018. Três vezes mais que as mulheres.

Pode sempre ver reclamações de outras pessoas sobre determinadas empresas ou golpes onde estejam a usar o nome de empresas respeitadas através de sites de critica como por exemplo o e-Confiavel

O site para fazer o pedido do cartão Nubank será sempre o oficial da empresa, por isso tenha atenção ao domínio no url, sendo que outros sites normalmente apenas têm caráter informativo como o que linkamos previamente.

Em meio a um cenário preocupante como esse, Roni Serafim, especialista em segurança da Arcon, afirma que é fundamental seguir algumas dicas de segurança.


– Desconfie de mensagens que apresentem erros gramaticais ou de grafia.

– Avalie criticamente mensagens que solicitem compartilhamento de conteúdo com lista de contatos.

– Não acesse links de origem desconhecida ou mensagens que peçam para clicar em um endereço específico.

– Não responda mensagens de desconhecidos pedindo dados pessoais.  

– Ao receber uma mensagem de empresas com links de promoções, confira sempre no site oficial da companhia se a oferta é verdadeira.

Se mesmo seguindo essas indicações a pessoa perceber que caiu num golpe, alerte seus contatos e atualize as proteções do seu dispositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *