Sabemos que na hora de escolher os revestimentos da casa nova nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo se o orçamento está apertado. E quando falamos nisso dois materiais são bem cogitados: cerâmica e porcelanato.
Mas, afinal qual é o melhor? Qual compensa mais? Bem, na verdade, essa pergunta não existe uma resposta correta, pois tudo depende exclusivamente da sua necessidade, gosto, e quanto está disposto a pagar.
Índice
Porcelanato e Cerâmica: entenda as diferenças
Antes mesmo de decidir qual usar, é melhor entender as diferenças entre eles, pois se tiver que fazer qualquer ajuste nos revestimentos da casa o custo e dor de cabeça serão bem maiores do que imagina.
Porcelanato
O porcelanato é um material nobre feito de porcelana e outros componentes. É menos poroso que os convencionais, ou seja, tem a superfícies lisa, baixa absorção de água evitando danos ao material e tornando-o mais resistente.
Onde é recomendável usar o porcelanato?
Geralmente, por ser um material mais sofisticado é usado principalmente em empresas e residências. Ou seja, ambientes que não tenha muita circulação de água, melhor dizendo ambientes mais sociais.
Cerâmica
Já a cerâmica é um material mais poroso (alta concentração de absorção de água) feita de argila, essa costuma ser a opção mais escolhida principalmente quando o quesito é economia, pois o seu metro quadrado é consideravelmente mais barato que o porcelanato.
Onde é recomendável usar a cerâmica?
O diferencial da cerâmica é que é um material versátil, ou seja, é possível utilizar em todos os cômodos da casa. Para as empresas é indicado que use principalmente em lugares onde há o fluxo maior de pessoas. Podendo ser usado inclusive, em cozinhas de restaurantes, por exemplo.
Como funciona a manutenção desses materiais?
Assim como os carros, os pisos também precisam de manutenção e o tempo de executar depende muito da sua rotina. Mas calma, vamos explicar como funciona!
Nos casos em que foi colocado o porcelanato o processo é bem mais simples, na hora da limpeza um pano úmido por toda a superfície já costuma ser suficiente para deixar tudo impecável.
Já com o piso de cerâmica a manutenção é um pouco mais trabalhosa, pois, pelo fato de ter mais porosidade na composição do material, é mais fácil a resistência a sujeiras, então nesse caso, vai ter que esfregar mais entre o piso e os rejuntes.
Quais são os cuidados que tem que ter?
Para manter a durabilidade e conservação desses materiais é importante se atentar alguns cuidados, pois se não forem feitos diariamente será dinheiro e tempo desperdiçados.
Limpeza do Porcelanato
Um material mais delicado requer uma limpeza mais leve, veja nossas dicas:
- Evitar que o porcelanato seja exposto a excesso de água;
- Limpar os rejuntes com a parte amarela da esponja para não riscar o piso;
- Não utilizar produtos abrasivos ou água sanitária, pois podem manchar a superfície;
- Não esfregar de forma alguma com a vassoura ou esponjas, passe sempre pano molhado com detergente neutro;
- Não é necessário a aplicação de cera, pois o porcelanato já brilha naturalmente.
Limpeza da Cerâmica
Por outro lado, a limpeza do piso de cerâmica é mais simples e não demanda de cuidados muito específicos, veja as nossas dicas:
- Limpe a casa regularmente prezando por sempre tirar o pó do piso;
- Utilize vinagre e álcool na limpeza dos rejuntes;
- Produtos abrasivos somente se for compatível com o material (leia o rótulo antes);
- Por ser um material que não tem a superfície brilhosa como o porcelanato ceras são muito indicadas na hora de fazer a limpeza e dar brilho a cerâmica.
Quanto custa para ter a Porcelana ou Cerâmica?
Essa é uma das perguntas mais frequentes, e sim, o porcelanato é uma material com processo de fabricação mais amplo, portanto é mais caro na hora de colocar na sua casa. Também conta com muitas opções em estilo e cores.
A cerâmica é sem dúvidas o material mais utilizado nas residências pelo baixo custo e mais facilidade de colocar. Hoje em dia tem mais variedades de cor e estilos.
A vida útil dos materiais depende do cuidado
Não importa qual tenha escolhido, seja ele porcelanato ou mesmo a cerâmica uma coisa é certa: a durabilidade, ou melhor dizendo vida útil desses materiais (que podem durar até 20 anos), vai depender da forma como é cuidado, dos produtos de limpezas utilizados e claro, da frequência que isso acontece.