Piso de cerâmica ou porcelanato qual o melhor para sua casa?

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Sabemos que na hora de escolher os revestimentos da casa nova nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo se o orçamento está apertado. E quando falamos nisso dois materiais são bem cogitados: cerâmica e porcelanato.

Mas, afinal qual é o melhor? Qual compensa mais? Bem, na verdade, essa pergunta não existe uma resposta correta, pois tudo depende exclusivamente da sua necessidade, gosto, e quanto está disposto a pagar.

Porcelanato e Cerâmica: entenda as diferenças

Antes mesmo de decidir qual usar, é melhor entender as diferenças entre eles, pois se tiver que fazer qualquer ajuste nos revestimentos da casa o custo e dor de cabeça serão bem maiores do que imagina.

Porcelanato

O porcelanato é um material nobre feito de porcelana e outros componentes. É menos poroso que os convencionais, ou seja, tem a superfícies lisa, baixa absorção de água evitando danos ao material e tornando-o mais resistente.

Onde é recomendável usar o porcelanato? 

Geralmente, por ser um material mais sofisticado é usado principalmente em empresas e residências. Ou seja, ambientes que não tenha muita circulação de água, melhor dizendo ambientes mais sociais. 

Cerâmica

Já a cerâmica é um material mais poroso (alta concentração de absorção de água) feita de argila, essa costuma ser a opção mais escolhida principalmente quando o quesito é economia, pois o seu metro quadrado é consideravelmente mais barato que o porcelanato.

Onde é recomendável usar a cerâmica?

O diferencial da cerâmica é que é um material versátil, ou seja, é possível utilizar em todos os cômodos da casa. Para as empresas é indicado que use principalmente em lugares onde há o fluxo maior de pessoas. Podendo ser usado inclusive, em cozinhas de restaurantes, por exemplo.

Como funciona a manutenção desses materiais?

Assim como os carros, os pisos também precisam de manutenção e o tempo de executar depende muito da sua rotina. Mas calma, vamos explicar como funciona!

Nos casos em que foi colocado o porcelanato o processo é bem mais simples, na hora da limpeza um pano úmido por toda a superfície já costuma ser suficiente para deixar tudo impecável.

Já com o piso de cerâmica a manutenção é um pouco mais trabalhosa, pois, pelo fato de ter mais porosidade na composição do material, é mais fácil a resistência a sujeiras, então nesse caso, vai ter que esfregar mais entre o piso e os rejuntes.

Quais são os cuidados que tem que ter?

Para manter a durabilidade e conservação desses materiais é importante se atentar alguns cuidados, pois se não forem feitos diariamente será dinheiro e tempo desperdiçados. 

Limpeza do Porcelanato

Um material mais delicado requer uma limpeza mais leve, veja nossas dicas:

  • Evitar que o porcelanato seja exposto a excesso de água;
  • Limpar os rejuntes com a parte amarela da esponja para não riscar o piso;
  • Não utilizar produtos abrasivos ou água sanitária, pois podem manchar a superfície;
  • Não esfregar de forma alguma com a vassoura ou esponjas, passe sempre pano molhado com detergente neutro;
  • Não é necessário a aplicação de cera, pois o porcelanato já brilha naturalmente.

Limpeza da Cerâmica

Por outro lado, a limpeza do piso de cerâmica é mais simples e não demanda de cuidados muito específicos, veja as nossas dicas: 

  • Limpe a casa regularmente prezando por sempre tirar o pó do piso;
  • Utilize vinagre e álcool na limpeza dos rejuntes;
  • Produtos abrasivos somente se for compatível com o material (leia o rótulo antes);
  • Por ser um material que não tem a superfície brilhosa como o porcelanato ceras são muito indicadas na hora de fazer a limpeza e dar brilho a cerâmica.

Quanto custa para ter a Porcelana ou Cerâmica?

Essa é uma das perguntas mais frequentes, e sim, o porcelanato é uma material com processo de fabricação mais amplo, portanto é mais caro na hora de colocar na sua casa. Também conta com muitas opções em estilo e cores.

A cerâmica é sem dúvidas o material mais utilizado nas residências pelo baixo custo e mais facilidade de colocar. Hoje em dia tem mais variedades de cor e estilos.

A vida útil dos materiais depende do cuidado

Não importa qual tenha escolhido, seja ele porcelanato ou mesmo a cerâmica uma coisa é certa: a durabilidade, ou melhor dizendo vida útil desses materiais (que podem durar até 20 anos), vai depender da forma como é cuidado, dos produtos de limpezas utilizados e claro, da frequência que isso acontece. 

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais