Pular para o conteúdo

Polícia identifica hackers do grupo Anonymous

A polícia italiana identificou hoje alguns membros do grupo de hackers Anonymous, que organiza e executa ataques a sites institucionais e empresarias do mundo todo.

Os investigadores do Centro Nacional Anticrime Informático (CNAIPIC), coordenado pela Procuradoria de Roma, denunciaram 15 pessoas, das quais cinco têm menos de 18 anos.

Os agentes também executaram 32 buscas em toda a Itália e uma na Suíça, no cantão Tessino, onde dezenas de computadores foram apreendidas. Segundo as autoridades, a operação ainda não foi concluída.

Os investigadores também estão analisando a localização de cerca de 30 pessoas que tiveram algum tipo de contato com os membros do grupo de hackers que, na Itália, atacou os sites da Câmara dos Deputados, do Senado, do Governo Federal, da multinacional petrolífera Eni, da empresa de energia Enel, do grupo de telecomunicações Mediaset (cuja propriedade é do primeiro-ministro Silvio Berlusconi), e da emissora de televisão Rai.

Entre os “anônimos” identificados, destaca-se um italiano de 26 anos, que nasceu e reside no cantão Tessino. Ele usa o apelido de “Phre” e costumava organizar os ataques. Os alvos, no entanto, eram escolhidos após uma discussão, via Internet, entre vários membros do grupo.

Já o mais jovem hacker do Anonymous, de 15 anos, tinha a tarefa de realizar os chamados “penetration test”, que consiste em verificar a segurança de um sistema.

Desde janeiro deste ano, o grupo realizou dezenas de ataques na Itália, sendo que o último foi registrado ontem, no site da Autoridade para as Garantias nas Comunicações (Agcom).
Caso sejam condenados, os hackers podem pegar uma pena de cinco anos de prisão por crimes de acesso abusivo, danificação de sistema informático e interrupção do serviço público.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *