Quanto gasta um ferro de passar roupa?

O ferro de passar roupas é um grande aliado quando você tem aquele evento e precisa passar a sua roupa urgente. É ele quem garante roupas bem apresentáveis para qualquer ocasião, mas é também o grande vilão quando o assunto é o seu consumo de energia.

Hoje o Somos Conectados vai te mostrar na prática quanto gasta um ferro de passar roupa.

Bem, a primeira coisa que você precisa entender é: o seu consumo de energia. Depois que você entendeu como funciona precisa saber calcular o custo e isso varia muito de cidade para cidade, faça as contas se baseando onde mora.

Como saber o valor do KWH

A conta é muito simples é só você pegar a conta, ver o quanto gastou de KWh + taxa da bandeira vermelha 2, some os dois e divida pelo consumo em KWh. Neste resultado você consegue saber o quanto gasta por mês. Nesses cálculos em especifico falamos sobre a cidade de Salto/SP.

Consumo : 232 kwh

Valor total com a Bandeira vermelha : 239,71

Consumo (232) divido por valor 239,71 = R$ 0,96 por kwh (valor atualizado em nov/21)

Agora para saber o consumo do seu ferro de passar roupa você precisa saber a potência dele, aqui vamos citar o modelo da BLACK+DECKER FX 100 que tem uma potência de 1200W ou seja, uma potência média.

Como calcular o consumo do ferro de passar

Com essas informações você já tem o que precisa para fazer os cálculos, vamos à parte prática:

Suponhamos que você usa o ferro por aproximadamente 4h por semana ou 16h por mês. É só pegar a potência que no caso acima são 1200W e dividir por 1000, que dará um valor de 1,2 Kwh de consumo. Agora faça 1,2 dividido por 16 que chegará a quantidade de horas de uso no mês, ou seja 0,9337 que é o custo do kwh.

Chegamos a R$17,72 por mês usando o ferro por 4h por semana.

Como economizar energia com ferro de passar roupa

Ao usar o ferro tente passar o máximo de roupas possível. O aquecimento de seu ferro elétrico várias vezes ao dia provoca um desperdício muito grande de energia, por isso é melhor você acumular mais roupas e passar tudo junto.

Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, como o chuveiro pois ele sobrecarrega muito a rede elétrica.

Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *