Pular para o conteúdo

Aplicativo aciona sirene para denunciar abusos no transporte público

abuso metro

O aplicativo “HelpMe” permite que as mulheres chamem atenção dentro do transporte público quando forem vítimas de algum abuso sexual, dá às usuárias a possibilidade de acionarem uma sirene para chamar a atenção de outras pessoas. Ainda é possível enviar uma mensagem de texto paras os canais de denúncia do metrô de São Paulo, o criador do aplicativo, Renato Sanches, esta querendo colocar canais de denúncia de outras localidades.

O objetivo do aplicativo é denunciar e combater os casos de abuso que acontecem diariamente dentro dos transportes coletivos, caso esteja em uma situação de perigo, ainda há na aplicação um botão que, quando ativado, aciona uma sirene, que serve para chamar a atenção das outras pessoas para o que está acontecendo. Segundo Sanches, a ideia surgiu depois de ver várias publicações de mulheres sobre os abusos sofridos em estações. Ele é analista de sistemas e disse à Folha de S. Paulo que começou a desenvolver o app no final de maio, sem vínculo com o metrô ou com a CPTM. “Eu peguei os números de denúncia no site dos serviços”,disse.

O app não serve apenas para denunciar abuso sexual, mas uso indevido de assentos preferenciais, vendedores ambulantes, furtos, roubos, som alto, vandalismo, o próprio desenvolvedor já usou o aplicativo para informar um briga dentro de metrô, e segundo ele na estação seguinte já tinha seguranças na porta do metrô.

ocê pode baixar o aplicativo em seu telefone Android ou iPhone, o aplicativo é gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *