Pular para o conteúdo

Balões substituem antenas de internet no Quênia

balon google

Com 35 balões, o Google esta levando internet de qualidade para partes remotas do Quêsnia é o primeiro serviço de internet que utiliza balões ao invés de antenas em estação de radio comunicação.

O serviço é fornecido pela Loon, subsidiária da Alphabet, empresa-mãe do Google, em parceria com a empresa Telkom Kenya, a maior operadora de telecomunicações do Quênia. A tecnologia já havia sido usada para atendimento de urgência a 250 mil usuários em áreas atingidas por um furacão em Porto Rico, no ano de 2017,

Os balões cobrem aproximadamente 50 mil quilômetros quadrados do Vale do Rift, uma região extensa e muito pobre e assolada por doenças. Moradores da região precisavam se deslocar até 60 quilômetros até a cidade mais próxima quando necessitavam acessar a internet.

As velocidades médias de download e upload durante os testes foram, respectivamente, de 18,9 Mb/s (megabits por segundo) e 4,74 Mb/s, enquanto a latência média de foi 19 milissegundos.

Cada balão, flutuando a uma altitude de 20 mil metros na estratosfera , cobre uma área cerca de cem vezes maior que a coberta por uma antena. Inflados com gás hélio, são lançados a partir da Califórnia ou Porto Rico e controlados remotamente a partir de uma estação da Loon.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *