Pular para o conteúdo

Humanidade gerou a maior quantidade de lixo eletrônico de todos os tempos

lixo eletrônico no brasil

Cada vez mais as empresas tem produzido produtos eletrônicos e os consumidores adquirido, descartando seus antigos celulares, notebooks, tablets, microondas entre outros, sem se preocupar com o acréscimo de quantidade de lixo eletrônico acumulado no mundo.

“Em um relatório realizado pela Global E-Waste Monitor, revelou que em 2019, a humanidade gerou a maior quantidade de resíduos eletrônicos de todos os tempos, gerando 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico. E o relatório deste ano, mostrou que apenas 17,4% foram reciclados. Ainda sobre o relatório, ele estima que em até 2030, o mundo produzirá 74,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico anualmente.”

Com este grande intervalo entre os números, percebe-se que os eletrônicos que não foram coletados e reciclados estarão poluindo de alguma maneira. Isso é um cenário é alarmante, pois eletrônicos possuem materiais tóxicos como mercúrio e retardantes de chamas.

Produtos como Tvs, monitores e câmeras quebradas, apresentam possibilidade de atingir águas subterrâneas do ambiente, contaminando-as, além de liberar materiais tóxicos como o fósforo tóxico. “Segundo os autores do relatório, estimam que apenas 8% do lixo eletrônico é descartado em lixeiras convencionais, onde eventualmente chegam a aterros ou incinerados.”

Como reciclar resíduos eletrônicos ?

Segundo dados da Pnuma (Programa da ONU para o Meio Ambiente), os brasileiros descartam cerca de 100 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares. E muita coisa não é descartada corretamente o que prejudica demais o meio ambiente. Somente para ter ideia, Diego Saldanha, um morador de Colombo, criou um ecobarreira no site perto da sua casa e já retirou mais de 5 toneladas de lixo de lá (Veja matéria).

Por isso foi criada a Lei de Política Nacional dos Resíduos Sólidos N° 12.305/2010 e de acordo com o Artigo 33 o fabricante é obrigado a fazer a logística reversa dos eletroeletrônicos que comercializa. Além disso algumas cidades tem ecopontos para descarte desses materiais.

Além de poluir, o descarte incorreto de lixo eletrônico, desperdiça dinheiro e muito mais, estima-se que até hoje 7% do ouro do mundo tenha sido perdido no lixo, com descarte incorreto de computadores e celulares antigos. 

Se mesmo assim você tem duvidas onde descartar, use o site (ecycle.com.br), nele você coloca o material que quer descartar e a cidade e ele informa onde você deve levar.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *