Benefícios em ser um programador

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Você quer saber um pouco mais sobre os benefícios em ser um programador? Se sim, continue neste artigo!
De antemão, te asseguro: são vários os benefícios em ser um programador e não importa se você vai atuar com programação web, desktop ou para dispositivos móveis porque os benefícios enormes.

Como você já sabe, o programador é um profissional muito requisitado por ser capaz de desenvolver sistemas profissionais como aplicativos para smartphone, websites, desenvolvimento de jogos e entre outros.

Além de ser um profissional dinâmico que sempre estar alinhado com outras áreas para poder desenvolver determinado projeto.
Por exemplo: para desenvolver um sistema de contabilidade, ele precisa não apenas dominar a parte técnica e teórica de desenvolvimento de software, como também conhecer profundamente as regras de negócio para desenvolver o projeto.
Se você quer trabalhar nessa área e quer saber quais são os benefícios em ser um programador veio lugar certo.

Afinal, o que é um programador?

Antes de descrevermos quais são os benefícios, vamos descobrir um pouco mais sobre o que é um programador.

Um programador é um profissional que desenvolve software, dando instruções específicas para uma máquina com o objetivo de solucionar um problema. 

A maioria dos programadores tem conhecimento amplo de computação em várias linguagens de programação e plataformas. Alguns exemplos de linguagens de programação são: C#, Java, Perl, Extensible Markup Language (XML), PHP, C e C++.

Cada linguagem de programação possui características únicas, no entanto, todas obedecem a um padrão lógico que pode ser desenvolvida por quem a domina.

Um programador também pode se especializar em um ou mais campos de computação, como banco de dados ou segurança por exemplo.

Entre as diversas funções que um programador pode ter em uma empresa, destacamos: 

  • Levantamento de requisitos e concepção de sistema;
  • Codificação;
  • Teste de software;
  • Implementação de sistemas;
  • Manutenção de software e sistemas legados.

Um programador pode trabalhar de acordo com especificações fornecidas por analista de sistemas, analista de requisitos, líder técnico ou programador sênior. 

Conheça os principais benefícios em ser um programador

Agora que conhecemos mais sobre a profissão de programador, veremos quais são os principais benefícios em ser um programador de software.

Observe abaixo alguns benefícios cognitivos, sociais e pessoais que a profissão de desenvolvedor pode proporcionar.

Ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico

Ao aprender programação, de certa forma, você aprende a lidar com desafios cognitivos que necessitam pensamento sequencial e lógico.

Da mesma forma que aprender matemática estimula o pensamento das crianças, aprender uma linguagem de programação contribui no desenvolvimento dos circuitos neurais.

Ao programar um novo software, os programadores utilizam seu raciocínio e traduzir sua solução em linhas de código, que precisam seguir uma lógica para solucionar o problema.

Além disso, com o passar do tempo, o profissional aprendem novos padrões, que podem ser ainda mais eficientes para o processamento de informação e de resolução desses desafios.

Estimula o aprendizado da física e matemática

O raciocínio lógico desenvolvido pela programação ajuda diretamente no aprendizado de outras disciplinas como, por exemplo, matemática e física. 

Essas matérias necessitam do mesmo pensamento analítico para solucionar os problemas abstratos.

Desta forma, o programador tende a ser bom em raciocínio lógico envolvendo números e sequências lógicas.

Estimula o aprendizado do inglês

Um dos benefícios em ser um programador é a possibilidade de aprender ou melhorar o seu inglês.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais