Como é feita a salsicha e o que tem dentro da salsicha

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Se você gosta de salsicha mas tem duvidas sobre como é feita a salsicha, chegou a hora de descobrir como é feita a salsicha.

Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suínas, bovinas e de frango, mas não pense que são carnes de primeira ou de segunda, o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobres, que sobraram da fabricação de outros produtos.

De acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), das Nações Unidas a salsicha é composta por “ materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos,  são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Geralmente, o que entra nessa mistura são as sobras dos cortes e partes pouco apreciadas, como as bochechas e as vísceras de bovinos e suínos, e no caso da salsicha de frango ou de peru, a carne aproveitada na fabricação são as que sobram depois da retirada das peças mais comerciais, como peito, coxa e etc.

Já o sabor da salsinha vem do sal e dos temperos, que variam de acordo com o fabricante, para que o produto tenha maior durabilidade entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos. Veja como é a produção :

O que tem dentro da salsicha ?

As carnes são pré-cozidas em temperaturas entre 65ºC e 90ºC, dependendo do tamanho da carcaça ou do tipo da carne em questão. E esse procedimento serve apenas para ajudar retirar o material dos ossos ou para torná-los mais maleáveis.

Depois são retalhadas,  transformam a mistura em uma espécie de farelo homogêneo, depois é colocado sal, temperos e conservantes, ficando 55% de carne e 45% de outros ingredientes.

como é feita a salsicha
Foto Youtube

É colocado um pouco de água e xarope de milho ou outro adoçante. No final do processo, coloca-se mais água para a salsicha não ficar seca.

Nessa hora, ela é mergulhada por dois minutos em um tanque com uma solução de urucum, um corante natural. Depois, um banho de ácido fosfórico ajuda a fixar a cor vermelha

Youtube

Na etapa final o produto está praticamente pronto e precisa apenas passar pela defumação, onde recebe alguns aromas especiais como o de bacon. Na sequência, as salsichas são lavadas em água fria e salgada. Depois disso, os invólucros de celulose são descartados em um descascador.

Mas precisamos dizer que  existe uma legislação bastante rigorosa sobre a composição, os procedimentos e as instalações das fábricas que produzem os produtos de origem animal .

Veja em nosso site : Alimentos Que Se Você Soubesse Como É Feito Não Comeria

Entendeu como é feita a salsicha ? Comente abaixo

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais