Cuidado: novo golpe promete emoticons de Natal no Whatsapp

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Um novo golpe oferecendo emoticons de Natal esta fazendo muitos brasileiros terem problemas. As pessoas estão recebendo no WhtasApp uma mensagem oferecendo “novos emoticons animados” de Natal.

As mensagens usam textos parecidos com outros golpes, pedindo o compartilhamento da mensagem para os contatos da vítima para conseguir baixar o suposto pacote de emoticons. O objetivo da campanha é assustar o usuário e forçar a instalação de um novo navegador no smartphone.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página onde é solicitado o compartilhamento da mensagem com 10 contatos ou 3 grupos.

emoticons-de-natal

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, caso a pessoa que recebeu a mensagem a dissemine para seus contatos, ela será direcionada, após cinco minutos, para a página onde um aplicativo é oferecido. Neste caso, o alerta afirma que o navegador está quase sem memória e pede para executar uma atualização, mas é uma mensagem falsa, alem disso eles tentam fazer com que o usuário assine um serviço premium de mensagens, com cobrança semanal que é descontada de seus créditos.

As dicas para se proteger são as mesmas, não acreditar nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido. Outra dica importante é manter o navegador móvel sempre atualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais.

“Não é a primeira vez que vemos campanhas assim no Brasil, mas o alcance de uma campanha como essa disseminada no WhatsApp é bem grande”, alerta o analista. Avise os amigos.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais