Pular para o conteúdo

Dicas para estudar via Internet

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011, quase 7 milhões de brasileiros contavam com a Internet para estudar.

Hoje, nove anos depois, essa tendência é ainda maior. Nunca foi tão fácil aprender e tirar dúvidas sobre determinadas matérias.

Por isso, o estudo via internet é uma ferramenta utilizada por muitos estudantes, seja de Ensino Médio ou nível superior.

No que se refere à Universidade, é inegável a necessidade de apoio acadêmico a alguns universitários. Alunos, principalmente de cursos de Exatas, contam com a ajuda da internet para entender melhor algumas de suas disciplinas.

As aulas de Cálculo, por exemplo, são um dos principais motivos para que os alunos procurem ajuda online. As temidas derivadas e integrais são dois dos assuntos mais importantes do curso – que servem de base para o entendimento de todo o resto da matéria – e que despertam medo em muitos estudantes logo de cara.

Porém, além da dificuldade da matéria em si, estudar em casa nem sempre é a coisa mais fácil do mundo. Por isso, esse artigo traz dicas essenciais para todos que querem estudar via Internet, para que o aprendizado possa render o máximo possível.

Organização na rotina de estudos

A organização é uma das características mais importantes na hora de estudar via Internet.

Como não há nenhum professor ou figura hierárquica no mesmo ambiente que o aluno, a definição de prioridades deve partir do próprio estudante.

Uma das primeiras etapas é definir, portanto, o que estudar e por quanto tempo. O aluno pode, por exemplo, separar as segundas, quartas e sextas-feiras para se dedicar às derivadas e às integrais. Por serem assuntos mais densos, o ideal é dedicar uma quantidade de horas razoável para essas matérias.

Uma estratégia que pode auxiliar é intercalar disciplinas mais difíceis, que não atraem tanto o estudante, com aquelas que mais lhe despertam interesse. Assim, a rotina de estudos não fica tão pesada e é mais fácil levá-la adiante.

Montar um calendário com o cronograma de estudos é interessante. É uma forma de escapar da armadilha de ficar desmotivado ao separar o que será estudado – fazendo com que o estudante “empurre” matérias que considera monótonas sempre para o dia seguinte. A organização ressalta que não adianta adiar o momento de se dedicar ao tema, para não comprometer outros conteúdos.

O ideal é que, ao longo do período, o aluno adapte esse calendário de acordo com dúvidas e dificuldades que surgirão pelo caminho.

Uma orientação é sempre mudar o cronograma algumas semanas antes das provas, para que o estudo possa ser direcionado, focando nessas próximas avaliações.

A importância da disciplina

Um cronograma de estudos montado é um ótimo primeiro passo. É ainda mais necessário que o estudante tenha disciplina para segui-lo.

Talvez uma das partes mais complicadas de estudar em casa seja arranjar força de vontade, sem nenhuma obrigação específica, para começar, de fato, os estudos.

Porém, essa é uma adaptação possível, que muitos alunos já passaram ou estão passando atualmente.

Uma forma de conseguir se focar na matéria e evitar buscar a cama novamente é trocar o pijama por roupas do dia a dia. Essa é uma maneira simples de explicar ao cérebro que o horário de dormir já acabou e agora está na hora de trabalhar.

Além disso, uma forma de se manter atento ao conteúdo é estipular algumas pausas ao longo do estudo. O aluno pode colocar um despertador de meia em meia hora, a cada duas horas ou em qualquer intervalo que melhor se encaixe na sua rotina.

Uma vantagem dessa estratégia é que fica mais fácil se concentrar, sabendo que o foco deve durar apenas por determinado tempo.

Seguindo essas dicas, o estudante consegue manter a frequência de estudos em dia e assimilar o máximo de conteúdo possível.

Ambiente ideal para os estudos

Um aspecto que pode não parecer muito importante, mas que é essencial para manter a produtividade do aluno, é o ambiente de estudo.

Se o estudante for assistir as videoaulas e fazer os exercícios em seu quarto, por exemplo, faz muita diferença manter a organização do cômodo. Um ambiente bagunçado costuma aumentar a tendência de distrações.

Por isso, antes de começar os estudos via Internet, é sempre bom arrumar a cama, abrir a cortina, separar as roupas espalhadas e organizar um espaço em cima da mesa de estudos.

Além disso, quando se estuda em casa, não é raro passar horas e horas sentado em frente ao computador. Por isso, o aluno deve escolher uma boa cadeira, que seja confortável e não prejudique suas costas.

De toda a forma, até a poltrona mais confortável do mundo pode cansar. Por isso, é interessante realizar alguns alongamentos a cada meia hora. Isso, inclusive, ajuda na ativação do cérebro.

Uma outra dica é manter por perto água e alguns lanches para beliscar ao longo dos estudos, evitando que o estudante tenha que se levantar frequentemente – já que isso é uma maneira de intensificar as distrações.

Busca por sites e portais confiáveis

Por fim, com tudo planejado, o aluno deve procurar plataformas e sites para começar seus estudos via internet.

É essencial buscar portais de confiança – já que, cada vez mais, há uma distribuição de informações falsas pela web.

Portanto, a dificuldade do aluno passa por localizar o conteúdo que precisa entender, torcer para que a explicação seja clara para ele compreender. Ah, e encontrar essa orientação “perfeita” de primeira, sem ter que gastar tempo realmente garimpando em sites ou vídeos, se perder em textos superficiais ou confusos, tentar um exercício que não tem a resposta disponibilizada.

Uma forma interessante de se realizar essa busca é procurar por sites que disponibilizam, no mesmo lugar, videoaulas, resumos e exercícios.

Um exemplo de portal que oferece esses conteúdos é o Responde Aí – focado em auxiliar os estudantes de cursos de exatas a resolverem suas dúvidas e aprenderem os conteúdos.

Com um portal confiável definido, o aluno perde menos tempo – já que vai direto à fonte – e pode ficar mais tranquilo, sabendo que está tendo acesso ao melhor material disponível.

 

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *