Pular para o conteúdo

E-mail Marketing é o melhor canal entre a empresa e o público

E-mail Marketing

Veja os principais tipos do serviço, seus benefícios e como podem ser aplicados no seu negócio

A evolução digital trouxe muitos benefícios para diversos segmentos. Talvez o que mais tenha sofrido com essas modificações foi à área de Comunicação. A velocidade da informação acessada por um público cada vez maior e ávido por conteúdo transformou o modo das pessoas e empresas se comunicar nos dias de hoje.

Antes da grande explosão das redes sociais, um dos primeiros meios digitais de comunicação que surgiu foi o e-mail. Servindo como um sistema postal e também de identidade digital, este recurso serve tanto para trocar mensagens como para realizar login em muitos programas. Mesmo sendo uma ferramenta fácil e prática, este canal ainda está em constante evolução. Uma função muito praticada pelos profissionais de comunicação é o E-mail Marketing. Este recurso é o principal meio de comunicação entre empresa e cliente.

Trata-se de uma ferramenta poderosa dentro do Marketing de Conteúdo, afinal de contas o cliente deve ser impactado por publicações relevantes e atraentes. Então não basta apenas disparar uma grande quantidade de e-mails, é preciso identificar e gerar conteúdo para o perfil e situação específica para cada público.

Diferentes tipos conteúdo para alcançar os melhores resultados

Para facilitar e deixar o processo mais eficaz, o E-mail Marketing foi dividido em algumas categorias para ser usado em ações mais específicas. Seja para divulgação de uma marca, informações sobre um produto ou divulgar dados de uma compra, este canal é a forma mais segura para o seu cliente. Confira os tipos de e-mail marketing e as vantagens que ele pode trazer para sua empresa.

E-mail Promocional:

É a visão clássica que temos de um e-mail comercial. Por muitas vezes é o primeiro contato da empresa com o consumidor. Eles não servem apenas para divulgar promoções, mas também para divulgar produtos e serviços de interesse do cliente. Como prima pela apresentação. o assunto geralmente é um “call to action” com a mensagem sendo composta por imagens. Veja alguns exemplos de conteúdo para este tipo de e-mail:

  • Acesso para teste gratuito e temporário de jogos e programas
  • Códigos e cupons para descontos em produtos
  • Lançamento de um novo produto ou serviço
  • Divulgação de ofertas sazonais

E-mail Relacional ou Informativo:

São caracterizados pelos famosos newsletters, que são mais direcionados porque o usuário impactado aceitou receber o conteúdo periodicamente. Possui informações e novidades mais específicas de um produto, assim como notícias de interesse sobre um determinado assunto. O texto é mais utilizado nos e-mails, apesar de poder conter assuntos produzidos em audiovisual. Veja o que pode ser relacionado com E-mail Relacional:

  • Newsletter
  • Conteúdo de blog
  • E-booking
  • Boletim Informativo

E-mail Transacional:

Passou a ser muito difundido após o aumento do número de vendas on-line. É importante para informar o cliente sobre o passo a passo da compra e do pós-venda, mas também serve para documentar toda a transação feita entre as partes. Esses e-mails são objetivos com o intuito de deixar o cliente informado. É um canal muito importante, porque, quando bem executado, tranquiliza o consumidor quanto a sua compra e também o fideliza para futuros outros negócios. Essas são as principais informações contidas em um e-mail transacional:

  • Nota Fiscal
  • Situação de entrega
  • Confirmação de cadastro
  • Autorização do pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *