Pular para o conteúdo

Liberação de 14º salário pelo Governo é golpe e já afetou mais de 320 mil pessoas

golpe do salario

Um novo golpe está usando uma suposta liberação de 14º salário pelo Governo Federal como isca no WhatsApp e mais de 300 mil pessoas já foram afetadas pelo ataque em 1 dia.

A armadilha promete para pessoa que já tenha trabalhado com carteira assinada a possibilidade de receber um salário mínimo (R$ 937,00) como 14º salário. para isso a pessoa só deveria acessar um link e responder três perguntas (“Você já possui o cartão cidadão?”, “Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?” e “Atualmente está registrado?”).

Com isso ela acaba atraindo muito trabalhadores, que ao responder as perguntas vão para uma página que informa que um benefício está disponível a ser resgatado, mas para sacar é necessário que ele compartilhe o link com dez amigos ou dez grupos de conversa via WhatsApp. Desta forma, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um maior número de vítimas.

mensagem do golpe
Mensagem que as pessoas estão recebendo no Whatsapp

“O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas”, explica diz Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.

Dicas para não cair em golpes

A primeira dica é sempre desconfiar de mensagem com links no whatsapp, mesmo de amigos. Se a oferta é boa demais entre no site oficial da empresa ou verifique a noticia em outra fontes confiáveis.

Outra dica muito improntante é sempre ter instalado no celular um bom pacote de segurança. Veja em nosso site os melhores antivírus gratuitos para celular.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *