Pular para o conteúdo

Google se desculpa por brincadeira de 1º de abril que teria causado demissões

google

O Google teve que cancelar uma brincadeira preparada para este 1º de abril, o Dia da Mentira, depois que a iniciativa gerou revolta e demissões.

A empresa criou uma funcionalidade no Gmail chamada “MicDrop” ao lado do botão de “enviar”, que quando clicavam na ferramenta, o usuário mandava no e-mail um GIF de um Minion largando o microfone e saindo de cena. A ferramenta também causava uma interrupção do diálogo, impedindo que e-mails de resposta de quem recebia o Minion chegasse à caixa de entrada de quem mandava o GIF.

Nas palavras da própria empresa: “Apenas responda a qualquer e-mail usando o botão de ‘enviar + Mic Drop’. Todos vão entender sua mensagem, mas isso é a última coisa que você vai ouvir. Sim, mesmo se as pessoas tentarem responder, você não vai ver”.

O problema é que o botão ficava do lado do botão enviar e muita gente mandou o GIF sem querer em e-mails sérios, de trabalho. Em pouco tempo, centenas de reclamações apareceram nos fóruns de debate da Google de pessoas que passaram por constrangimento. Boa parte das mensagens dava conta de que as pessoas estavam até mesmo perdendo seus empregos por conta da piada.

Google

Um escritor disse que, por enviar o GIF e impedir respostas no meio de uma conversa com a chefe, acordou com uma mensagem de voz avisando que ele perdeu o trabalho. Outro usou a “brincadeira” sem querer ao enviar e-mails a 30 contatos importantes, e eles não são os únicos a reclamar.

O Google pediu desculpas pela piada de mau gosto e informando que desabilitou o recurso. “Parece que zoamos a nós mesmos neste ano. Devido a um bug, o recurso MicDrop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risadas.”

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *