WhatsApp

Descubra o que significa o cadeado nas suas mensagens no WhatsApp

O WhatsApp liberou recentemente uma atualização que em todas as conversas apresenta a mensagem “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”. O aviso deixou alguns usuários em dúvida sobre o que deveria ser feito e o que seria a criptografia.

A mensagem significa que o aplicativo ficou mais seguro, utilizando criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, isso significa que tudo que um usuário envia a outro dentro do aplicativo está livre da interferência de hackers, de interceptações e espionagem. Nem mesmo os funcionários da empresa conseguem ter acesso ao conteúdo.

Em comunicado a empresa informou “As suas mensagens estão seguras com um cadeado e somente você e a pessoa que as recebe possuem a chave especial necessária para destrancá-lo e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você envia tem um cadeado e uma chave. Tudo isso acontece automaticamente: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas especiais para garantir a segurança de suas mensagens.”

No início de março, o vice-presidente do Facebook (empresa que é dona do WhatsApp) no Brasil foi preso por não ter repassado informações de mensagens que circularam no aplicativo, mas agora nem mesmos os funcionários do aplicativo irão conseguir interceptar as mensagens, e segundo o CEO da empresa isso é importante para a segurança da empresa, “Embora reconheçamos o importante trabalho da Justiça em manter as pessoas seguras, os esforços para enfraquecer a criptografia arriscam a exposição de informações dos usuários ao abuso de criminosos virtuais, hackers e regimes opressivos”, disse Jan Koum.

Essa atualização esta disponível para todos os aparelhos que usam o WhatsApp, no caso das conversas em grupo, é importante observar que todos os usuários precisam estar com o aplicativo atualizado para que as mensagem sejam protegidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *