Pular para o conteúdo

“Quem visitou o seu perfil” é o novo golpe no WhatsApp

Um novo golpe no WhatsApp está prejudicando milhares de brasileiros, o golpe promete revelar quem visitou seu perfil no aplicativo, mas na verdade ele causa muita dor de cabeça e prejuízos, pois pode causar cobranças na conta de telefone.

O golpe chega por meio de uma mensagem enviada por um amigo infectado, o que facilita a propagação, segundo os especialistas em segurança da Kaspersky Lab no Brasil, o golpe apresenta a mensagem “Quem visitou seu perfil no WhatsApp? Sabe quem xeretou seu perfil?”, juntamente com um link que ao clicar, o usuário são direcionados ao site que supostamente oferece o recurso depois de compartilhar a mensagem com dez contatos ou três grupos.

E se o usuário seguir as orientações, após o compartilhamento, ela será redirecionada para diversos sites de propaganda, mas nenhum deles sobre o recurso prometido, e caso faça o cadastro do seu número em algum dos sites, no fim do mês irá receber cobranças dos serviços na conta do telefone, podendo até perder créditos.

golpe

O golpe já atingiu muita gente, segundo Fabio Assolini, “Basta fazer uma rápida busca nos sites de reclamações de consumidores para encontrar uma grande quantidade de pessoas reportando que seus créditos do celular foram descontados indevidamente, justamente por terem se cadastrados em serviços como estes”.

Como cancelar os serviços

Caso você tenha caído no golpe, o primeiro passo é ligar na sua operadora de telefonia e pedir o cancelamento das assinaturas feitas (a operadora pode informar quais serviços estão assinados) e ficar atento caso no celular apareça alguma solicitação de instalação de aplicativos que você não conhece.

E fica sempre o alerta de nunca clicar em links desconhecidos, mesmo que enviando por pessoas próximas, caso um amigo lhe enviou uma mensagem parecida, ligue para ele e avise que ele caiu no golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *