O vírus Godness e foi descoberto pela empresa TrendMicro, segundo a empresa ele afeta qualquer aparelho contendo até a versão 5.1 (Lollipop) do sistema, ou seja 90% dos aparelhos com Android estão correndo riscos.
O virus já infectou mais de 800 mil aparelhos no mundo e de acordo com os pesquisadores o vírus esta presente em apps dentro da Google Play. O vírus o “android-rooting-tools” para dar acesso remoto a cibercriminosos, assim o aparelho infectado pode receber instruções remotas para baixar aplicativos que roubam informações pessoais entre outros.
Os principais países afetados pelo vírus são Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Malásia, mas o ele ainda continua contaminando aparelhos no mundo todo, pois ele se espalha rápido devido a gama de aplicativos que contem o vírus, Encontramos vários aplicativos na Google Play que contêm esse código malicioso”, afirmou a TrendMicro no comunicado. “Por exemplo, um app malicioso de lanterna na Google Play chamado ‘Summer Flashlight’ continha o código malicioso Godness”
Como se prevenir ?
A recomendação dos especialistas é sempre deixar um antivírus atualizado no aparelho e sempre ter cuidado ao baixar aplicativos, buscar saber se o desenvolvedor do aplicativo é confiável .
Quando instalar um aplicativo, verifique as permissões de acesso solicitadas. Há aplicativos maliciosos que pedem para acessar sua localização e utilizam a conexão para rastrear a sua movimentação. É aconselhável verificar os direitos e as políticas de privacidade dos aplicativos antes de instalá-los.
Veja em nosso site : Conheça os melhores antivírus gratuitos para celular.