Novo golpe no WhatsApp usa falsa mensagem de rede de fast food para roubar informações

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

O WhatsApp é usando por 900 milhões de usuários todo mês, e isso chama a atenção dos criminosos, que estão se aproveitando da popularidade do aplicativo para aplicar golpes em usuários, o laboratório da ESET (fabricante de antivírus) revelou que mais uma vez estão aplicando um golpe entre os brasileiros, com a pretensão de roubar dados pessoais dos usuários. Os criminosos afirmam que o consumidor ganhou um cupom de R$ 500 no McDonalds, caso eles aceitem participar de uma pesquisa. Porém, é necessário entrar em um link e responder algumas questões.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds– para responder quatro questões. Ao final, uma mensagem solicita que a pessoa forneça seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus. Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso às informações das vítimas para aplicar golpes.

Um diferencial deste golpe é o uso da ferramenta de geolocalização, que permite aos cibercriminosos usarem o endereço IP do dispositivo móvel para identificar a localização do usuário. Dessa forma, a vítima é ludibriada a acreditar que realmente ganhará o desconto em uma loja próxima de onde se encontra.

“Os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “ A forma como esses golpes são aplicados está cada vez mais aperfeiçoada, permitindo que os cibercriminosos façam o maior número de vítimas. Por isso, as pessoas precisam ficar muito atentas a esse tipo de ameaça e desconfiarem de qualquer promoção fora dos padrões”, completa.

Dicas para você evitar golpes :

Não forneça informações pessoais se a fonte não é confiável

Não instale aplicativos não oficiais

Não compartilhe contatos e mensagens que pareçam suspeitas

Use uma solução de segurança que bloqueie malware e sites fraudulentos

Bloqueie fotos da galeria para que não apareçam no WhatsApp

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais