Novo vírus sequestra arquivos e fotos pedindo resgate de R$ 2 mil

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Um novo vírus criado por brasileiros exige um resgate para que o computador e os arquivos (incluindo fotos) da vítima volte ao normal.

Novo virus ransomware se chama Trojan-Ransom.Win32.Xpan, e tem sido usado em vários ataques, ransomware é como é chamado na área de informatica o vírus que bloqueia o acesso ao computador do usuário, exigindo um resgate em dinheiro para que a máquina volte ao normal.

Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, os arquivos roubados passam a usar a extensão “.___xratteamLucked”, e uma tela surge pedindo para a vítima entrar em contato via e-mail.

Quando as vítimas entram em contato com o grupo conhecido por TeamXRat, eles começam a negociação do pagamento, respondendo em Português e pedindo como pagamento 1 bitcoin (cerca de R$ 2 mil) para decifrar os arquivos. Também apresentam o pagamento como sendo uma “doação” porque “exploraram falhas no seu sistema e fizeram o ataque para que se melhore a segurança”. Ainda oferecem a decifragem de 1 arquivo de graça.

virus

De acordo com a Kaspersky Lab, a vítima pode ter seus arquivos recuperados sem efetuar o pagamento do resgate, pois a senha para liberar os arquivos fica armazenada no próprio computador infectado.

A recomendação é deixar o computador sempre atualizado, tanto o anti vírus, softwares e sistema operacional. E nunca clicar em banners de atualizações, sempre fazer isso no site do fabricante.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais