Pular para o conteúdo

Novo vírus sequestra arquivos e fotos pedindo resgate de R$ 2 mil

virus

Um novo vírus criado por brasileiros exige um resgate para que o computador e os arquivos (incluindo fotos) da vítima volte ao normal.

Novo virus ransomware se chama Trojan-Ransom.Win32.Xpan, e tem sido usado em vários ataques, ransomware é como é chamado na área de informatica o vírus que bloqueia o acesso ao computador do usuário, exigindo um resgate em dinheiro para que a máquina volte ao normal.

Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, os arquivos roubados passam a usar a extensão “.___xratteamLucked”, e uma tela surge pedindo para a vítima entrar em contato via e-mail.

Quando as vítimas entram em contato com o grupo conhecido por TeamXRat, eles começam a negociação do pagamento, respondendo em Português e pedindo como pagamento 1 bitcoin (cerca de R$ 2 mil) para decifrar os arquivos. Também apresentam o pagamento como sendo uma “doação” porque “exploraram falhas no seu sistema e fizeram o ataque para que se melhore a segurança”. Ainda oferecem a decifragem de 1 arquivo de graça.

virus

De acordo com a Kaspersky Lab, a vítima pode ter seus arquivos recuperados sem efetuar o pagamento do resgate, pois a senha para liberar os arquivos fica armazenada no próprio computador infectado.

A recomendação é deixar o computador sempre atualizado, tanto o anti vírus, softwares e sistema operacional. E nunca clicar em banners de atualizações, sempre fazer isso no site do fabricante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *