Pular para o conteúdo

O que é metal amorfo ou metal liquido ?

metal amorfo ou metal liquido

A principio metais comuns e metais amorfos (também conhecidos como metal liquido ou vidro metálico) são semelhantes.Somente é possível detectar sua diferencia a níveis atômicos.  A estrutura de um metal comum é altamente ordenada (Figura A). Os metais amorfos, por outro lado tem uma estrutura desordenada (Figura B).

Metal Amorfo ou metal liquido

Registros indicam que a primeira produção de um metal amorfo aconteceu na cidade de Passadena, Califórnia na CALTECH (Instituto de Tecnologia da Califórnia) em meados dos anos 60. Os primeiros exemplares desta nova liga foram limitados a fios, folhas e fitas metálicas, pois devido ao seu processo ter que sofrer um resfriamento muito rápido materiais espessos não conseguem atingir a estrutura cristalina necessária.

Os metais amorfos são produzidos com inúmeros processos diferentes, todos com alta complexidade de equipamentos e pesquisa.

Os pesquisadores da CALTECH entenderam que se podia produzir uma fita extremamente fina respingando metal derretido em um disco giratório esse movimento faz com que a liga esfrie rapidamente para formar uma estrutura cristalina com isso criou-se um metal semelhante ao vidro.

Qual o intuito de criar um metal amorfo ?

metal liquido asus e nasa
Metal amorfo ou metal liquido esta sendo usado pela industria em diversas áreas, como no Zenfone 6 e peças para foguetes 60% mais resistente

Os metais amorfos são como vidro porem com resistência mecânica, condutividade elétrica e magnética. Dois produtos comerciais, LIQUIDMETAL e VITRELOY, usam ligas metálicas amorfas para fabricar vários itens como relógios e capas de celular essas ligas que eles usam combinam uma série de características, como alta resistência à tração e excelente resistência à corrosão hoje principal vilão dos metais comuns.

A capacidade de moldar metais amorfos além de sua alta resistência ao desgaste, resultou na substituição de materiais plásticos ou substituindo o próprio aço, como vemos na câmera do Zenfone 6 que usa metal liquido. 

A Asus lançou o Zenfone 6, que conta com uma câmera flip que gira em 180º , não necessitando de câmera frontal, o mudulo giratório é feito em metal liquido com uma liga 20% mais leve que o aço inoxidável, mas quatro vezes mais resistente.

A APPLE está testando a viabilidade de usar metais amorfos para reduzir arranhões nos aparelhos .

Os tacos de golfe foram um dos primeiros produtos comerciais de metal amorfo, Em 1998 a empresa Liquidmetal lançou uma linha de taco para divulgar a tecnologia .

A indústria pesada também usa vários metais amorfos como revestimentos de proteção para máquinas industriais, em tubos de perfuração de petróleo e para tubos de caldeiras em usinas elétricase até em foguetes da Nasa.

Em alguns casos, os metais podem substituir o titânio em certas aplicações de  veículos militares , indústria aeroespacial e instrumentos médicos.

Já estão disponíveis bisturis (especialmente oftálmicos) feitos de metal amorfo, que são por causa da grande dureza mais nítida que os feitos de aço inoxidável e mantêm sua nitidez ainda mais longa. Devido à sua biocompatibilidade, alta resistência e relativamente baixo peso e resistência ao desgaste, os implantes cirúrgicos estão sendo considerados.

Hastes de metal amorfas também estão sendo usadas para substituir hastes de urânio empobrecido em dispositivos de energia cinética. Em uma das primeiras aplicações no espaço, os plásticos LIQUIDMETAL foram usados ​​na sonda espacial GENESIS como coletores de íons solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *