Pular para o conteúdo

O WINDOWS 95 FAZ 25 ANOS HOJE

windows95

Exatamente hoje 24/08 o Windows 95 esta completando 25 anos, na época pessoas faziam fila em lojas dos EUA para compara o novo sistema operacional da Microsoft.

O Windows 95 da Microsoft foi lançado em 24 de agosto de 1995 em um evento gigantesco, com comerciais de TV bombardeando “Start Me Up” dos Rolling Stones com imagens do novo botão Iniciar do Windows, nas versões anteriores não existia esse botão. E 7 milhões de cópias foram vendidas durante as primeiras cinco semanas.

Na época as pessoas escolhiam entre processadores Pentium ou 486 (quem lembra ?), discos rígidos IDE ou SCSI, CD-ROMs de velocidade dupla e placas de áudio Sound Blaster para experimentar o melhor do Windows 95.

A Microsoft adicionou muitos recursos do Windows 95, mas o maior deles era um novo botão Iniciar, menu e barra de tarefas que tornava muito mais fácil descobrir aplicativos e navegar no sistema operacional. As melhorias na multitarefa e na interface gráfica foram um grande salto em relação ao Windows 3.1.

Além de ser um sistema operacional de 32 bits, uma adição importante foi o suporte para nomes de arquivo longos, de até 250 caracteres. Parece um recurso básico em 2020, mas na época tornou a nomeação de documentos muito mais fácil, pois antes os nomes de arquivos eram curtos, por exemplo você nunca poderia gravar um arquivo de word com o nome de curriculum leandro.doc por exemplo.

Outro recurso que agradou bastante foi o Plug and Play, para detectar e instalar hardware automaticamente, antes disso somente com os disquetes ou cds com os drives você poderia por exemplo instalar uma impressora.

A Microsoft gastou cerca de US$ 300 milhões para promover o Windows 95. 

Para instalar o Windows 95, era necessário que o PC tivesse um processador 386 com pelo menos 4 MB (hoje falamos em GB) de memória RAM e 50 MB de armazenamento. A máquina precisava também ter um drive de disquetes, já que o Windows 95 era distribuído em 13 disquetes ou 1 cd.

A internet ganhava força com o Windows 95

A Microsoft tinha planos ambiciosos para o Windows 95, um deles era popularizar a internet, um novo programa chamado Microsoft Network (MSN) veio junto ao windows 95. O MSN foi projetado para fornecer acesso a e-mail, salas de bate-papo, grupos de notícias e as primeiras homepages da internet por meio de uma conexão discada. A Microsoft cobrava uma taxa mensal para acessar o MSN e, se você o usava por mais de três horas por mês, havia taxas extras, mas isso foi somente nos Estados Unidos.

Foi com o Windows 95 que surgiu também o Internet Explorer. O navegador, no entanto, não vinha instalado no sistema e precisava ser comprado em um pacote extra de atualizações. Ele só passou a vir pré-instalado a partir da versão OEM Service Release 1, que já continha o programa em sua edição 2.0. Essa semana a Microsoft parou com o Internet Explorer de vez.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *