Pular para o conteúdo

Para que serve óleo de abóbora?

óleo de abóbora

Você já ouviu falar do óleo de abóbora? Extraído das sementes da abóbora (Cucurbita maxima), ele possui diversos compostos bioativos capazes de proporcionar benefícios à saúde, auxiliar na prevenção e tratamento de doenças e favorecer o bem-estar do organismo como um todo.

A semente de abóbora é comumente considerada pelas pessoas um subproduto, isto é, algo secundário que por diversas vezes é descartado após o consumo da abóbora. 

Porém, devido a sua rica composição nutricional, elas vêm ganhando importância e servindo como base para produtos que buscam promover a saúde geral.

Atualmente já se sabe que a composição das sementes de abóbora é superior quando comparada à sua polpa. Por isso, não dá para simplesmente ignorá-la.

O óleo de abóbora é rico em ácidos graxos poli insaturados, antioxidantes, carotenóides, vitaminas do complexo B, vitamina E, fitoestrógenos e minerais como o ferro e o magnésio.

É também uma excelente fonte de fibras, carboidratos e proteínas que podem auxiliar no aporte calórico.

Conheça mais das propriedades do óleo de semente de abóbora, seus benefícios e como utilizá-lo para auxiliar na promoção da saúde.

Para que serve óleo de semente de abóbora?

O óleo de semente de abóbora possui diferentes substâncias que trazem benefícios para a saúde humana.

Por conta de suas propriedades antioxidante, anti inflamatória, hipoglicêmica, cardioprotetora, antilipêmica, anti-helmínticas, além de efeitos anticancerígenos, estudos relacionam o uso das sementes de abóbora como auxiliar na promoção da saúde do coração, do sistema urinário, imune, prevenção do envelhecimento precoce e antioxidante natural. 

As  sementes  de abóbora têm  sido  usadas  há muito tempo  na  medicina chinesa. Seus relatos revelam efeitos contra parasitas intestinais, atuando como um vermífugo natural, devido a um composto chamado cucurbitacina.

Além  disso, as sementes são constantemente relacionadas como auxiliar no tratamento de problemas de  vesícula e próstata.

Talvez o maior interesse no óleo de abóbora é sua ação antioxidante trazida pelos carotenóides presentes nas sementes.

Estes são capazes de reduzir  o  estresse oxidativo  do  organismo,  ou seja, combater o excesso de radicais livres que acabam por danificar as células e prejudicar o organismo.

Dessa forma, o óleo de abóbora poderia atuar na prevenção de determinados tipos de  câncer, doenças cardiovasculares, redução do colesterol e ter efeito positivo sobre o sistema imunológico.

Os principais benefícios do óleo de sementes de abóbora incluem:

•         Ação antioxidantes que protegem as células do organismo;

•         Auxiliar no combate à doenças cardiovasculares;

•         Auxiliar na prevenção de alguns tipos de câncer;

•         Ajuda a melhorar a hidratação da pele;

•         Ajuda no combate à inflamações;

•         Auxiliar do trato urinário;

•         Ajuda a melhorar a fertilidade masculina;

•         Ajuda na promoção da saúde da próstata; 

•         Promove o bem-estar;

•          

Óleo de semente de abóbora na saúde da próstata

Um dos usos mais conhecidos do óleo de semente de abóbora é como auxiliar da saúde da próstata.

Uma de suas propriedades é ser um protetor e auxiliar da saúde da próstata em geral, especialmente para os casos de hiperplasia prostática benigna (BPH).

A Hiperplasia Prostática Benigna é uma uma condição que afeta muitos homens, especialmente após os 50 anos, sendo caracterizada pelo aumento da glândula da próstata.

Esse inchaço da próstata se deve aos altos níveis do hormônio dihidrotestosterona (DHT), o que pode levar a problemas inconvenientes  como dor ao urinar e até câncer.

Os fitoquímicos presentes nas sementes de abóbora, em especial no seu óleo, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver BPH.

O efeito se deve principalmente aos altos níveis de carotenóides antioxidantes, que têm o potencial auxiliar no bloqueio da conversão da Testosterona em diidrotestosterona.

Outro componente benéfico do óleo de semente de abóbora para próstata é o Zinco, mineral fundamental para o bom funcionamento da próstata.

Diferentes estudos revelam os efeitos positivos da suplementação com óleo de semente de abóbora com a redução dos sintomas da próstata aumentada e consequente melhor qualidade de vida. 

Óleo de semente de abóbora na saúde cardiovascular

O óleo de semente de abóbora serve também para auxiliar na saúde do coração e de todo o sistema circulatório.

Um de seus benefícios é ajudar a reduzir o colesterol LDL, conhecido por ser o mau colesterol, ao diminuir sua absorção, quando ingerido antes das refeições.

Os altos níveis de fitoesteróis, ácidos graxos, especialmente o linoleico, está associado com a redução de doenças cardiovasculares e podem ter efeitos benéficos à saúde e até auxiliar na prevenção de doenças crônicas.

O óleo da semente de abóbora administrado em ratos hipertensos mostrou um efeito terapêutico benéfico ao retardar a progressão da hipertensão.  

Quando associado com medicamentos anti hipertensivos, o estudo observou-se uma ação hipotensiva significativa.

O óleo de semente de abóbora também tem sido estudado por seus efeitos no controle da glicemia, podendo auxiliar no controle do diabetes.

De acordo com estudo para verificar sua ação hipoglicêmica, ratos diabéticos tratados com óleo da semente de abóbora obtiveram uma melhor tolerância à glicose.

Extratos de sementes de abóbora também mostraram ter potencial antiplaquetário e podem auxiliar na prevenção de eventos trombóticos.  

Óleo de semente de abóbora contra a queda de cabelo

O óleo de semente de abóbora pode ajudar no combate à queda de cabelo em homens.

Esse efeito teria relação com a propriedade do óleo de bloquear a conversão da Testosterona em Di-hidrotestosterona.

Acredita-se que tanto o aumento da próstata quanto a Alopecia Androgenética, um dos tipos mais frequentes de calvície masculina, são resultado, em parte, do excesso de produção de DHT.

Dessa forma, tanto o consumo, quanto a aplicação do óleo de semente de abóbora diretamente no couro cabeludo, poderia ajudar a equilibrar o nível hormonal e reduzir a queda de cabelo.

Conforme estudo conduzido com homens na Coréia do Sul, após a suplementação de 24 semanas do óleo de sementes de abóbora, ocorreu um aumento médio de 40% na contagem dos cabelos.

Óleo de semente de abóbora na redução de inflamações

Uma das propriedades do óleo de semente de abóbora é como antiinflamatório. Dessa forma, ele ajudaria o organismo a se desinflamar auxiliando na prevenção e combate de diversas doenças.

De acordo com um estudo realizado com ratos com artrite, os efeitos do óleo da semente de abóbora mostraram ter um efeito anti inflamatório na doença, principalmente na fase crônica.

Suplemento alimentar de óleo de semente de abóbora

O óleo de abóbora extraído se suas sementes possui propriedades nutricionais muito saudáveis, mas para aproveitar ao máximo seus benefícios é importante que essa extração seja realizada em prensagem a frio, pois isso preserva suas propriedades nutricionais e benefícios para a saúde.

O óleo de semente de abóbora é comercializado como suplemento alimentar e encontrado nas melhores lojas de produtos naturais e suplementos.

Para garantir um óleo puro, que favoreça a saúde de todo organismo, opte por empresas renomadas no ramo de suplementos.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *