filtro de barro

Porque filtro de barro é bom?

Você sabia que o bom e velho filtro de barro é o melhor sistema de filtragem de água que existe? 

Sim, aquele filtro que sempre tinha na casa dos mais antigos ou até dos nossos pais é o mais seguro que tem. Isso porque um estudo que foi parar no livro do Colin Ingram relata que o filtro de barro feito com cerâmica tem poder de eficácia contra o cloro e outras substâncias chegando a impressionantes 95% de retenção.

Entenda um pouco mais afundo como funciona o filtro de barro. Depois das nossas dicas e informações a chance de você querer ter um será enorme, acompanhe!

Como ele é feito o filtro de barro?

Para começar é importante saber que o filtro é composto de 4 peças sendo:  a cabeça que é a parte de cima do filtro, geralmente onde encaixa o galão para a água ser filtrada, a tampa e a vela, o pé que é onde fica a torneira de acesso e claro a base do filtro que também pode ser chamada de suporte.

Sobre o processo produtivo começa pela jazida pois a primeira parte consiste nele. De lá são retirados as argilas nas cores amarela e preta para fabricação do filtro de barro. 

A amarela é um tipo mais leve e serve para regular a densidade, o preto é mais forte e contém óxido de ferro. Para compor a ‘’receita’’ do filtro, ainda precisa adicionar o silicato que é um mineiral que dá a liga ao barro. Quando em forma aquecida ele é responsável pela elasticidade da argila, após queimar fica na forma dura.

Após todos os materiais serem misturados nas máquinas o barro passa por um processo de verificação da produção, depois ele será moldado no torno. Terminado o processo de ir ao torno, agora o filtro precisa descansar por aproximadamente 48 horas para atingir a umidade necessária (está aí o motivo de ser tão seguro). Feito isso, o último processo para começar a ser vendido é o acabamento que em grande maioria das vezes é feito de forma artesanal.

Porque o filtro de barro é bom?

Os motivos para querer ter um são vários, porém listaremos os principais como:

  • Retém 99% de ferro,cloro, pesticidas, criptospordiose, alúminio e chumbo.
  • Mantém a água sempre fresquinha pois tem argila em sua composição o que faz com que haja troca de calor com o ambiente externo e mantendo a temperatura interna sempre alguns graus mais gelada.
  • É mais barato que um purificador elétrico.
  • Não tem necessidade de usar energia elétrica.
  • Tem filtragem por gravidade ou seja, a água goteja em um reservatório extra impossibilitando que microorganismos possam ter contato ou mesmo contaminar a água.

Como fazer a manutenção ?

Para o bom funcionamento de um carro, um aspirador, um liquidificador e claro, um filtro de barro é necessário fazer em determinados períodos fazer o que chamamos de manutenção. Para fazer o procedimento e garantir que você possa usar o seu filtro por muitos anos veja algumas dicas valiosas!

  • Limpar pelo menos a cada 7 dias a parte de dentro dele, para isso utilze esponja (essas de cozinha), mas lembre-se de deixar uma separado só para esta finalidade, combinado?
  • Sob nenhuma circunstância utilize qualquer produto de limpeza dentro do seu filtro de barro.
  • Trocar a vela do friltro de barro, pelo menos a cada 6 meses. 

A substituição para um filtro de barro novo é muito relativa pois pode ocorrer de trocar em um 6 meses, como também pode levar 1 ano. Por isso a importância de fazer a manutenção no período e da forma certa.

Vantagens de ter um filtro de barro

O que era totalmente fora de moda, hoje é a aquisição preferida que alguém pode ter em casa. O filtro de barro é muito prático e não exige experiência alguma para usá-lo, tão pouco manuseá-lo. Veja alguns exemplos:

  • Água sempre fresquinha, até nos dias mais quentes.
  • Visual vintage, dá um toque de personalidade na casa.
  • É barato, em algumas regiões e capitais do Brasil é possível achar por até R$150,00. Comparado a um purificador esse valor é extremamente em conta.
  • Você ter total autonomia do modelo dele,já que existem muitas opções e decorações.
  • Como é pequeno pode ser posto em qualquer lugar que esteja seco e arejado, porém não indicamos nenhuma superfície de madeira para não correr o risco de danificá-lo por umidade.

Dicas extras

Para garantir o melhor uso e experiencia possível com o filtro de barro, vamos te dar algumas dicas extras para voce se sair fera nessa:

  • Anote sempre todas as manutenções que você fizer no filtro para ter controle de quando precisará trocá-lo.
  • Quando for limpar o filtro, o fazer de forma bem delicada para não danificar ou contaminar a água do filtro.
  • Qualquer gosto ou cheiro que saia no seu copo, suspenda do filtro  urgente e o substitua por outro sem pensar duas vezes.

Esperamos que tenha curtido saber um pouco como funciona o filtro de barro. Já decidiu ter o seu? Conta para a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *