Pular para o conteúdo

Veja porque você deve trocar o óleo de cozinha por banha

banha de porco

Antes do século XX as pessoas só consumia gordura animal. já no século XX o consumo do óleo vegetal ficou tão alto ao ponto de sua quase total substituição a gordura vegetal. Mas banha de porco é uma solução saudável para sua cozinha.

Segundo Dr. Romualdo Lima, muitas doenças estão associadas ao oléo “Até 1911 não havia nenhum registro de infarto do miocárdio nos Estados Unidos, foi justamente nesse ano que se introduziu o óleo vegetal no mercado, o Dr. Paul White fez um estudo que constatou que em 1930 foram registrados 300 casos de infarto e em 1960 já eram 30,000 casos. Existem inúmeros produtos no mercado que afirmam ser ‘saudável

Veja só mais alguns mitos relacionados à banha de porco :

O óleo que usamos todos os dias para cozinhar, quando aquecido por muito tempo (ponto de fumaça), contém um grande número de compostos que são tóxicos para a saúde, tais como radicais livres, que são cancerígenos.

A banha atinge a temperatura certa para fritar alimentos muito mais rápido, por isso vai cozinhar mais rapidamente e a comida acaba sendo muito mais saudável..

A banha de porco tem ponto de fumaça médio, alcançando pouco mais de 180°C. Contudo, E tem 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim. 

banha de porco

Ela causa doença cardíaca ? – Não

Enquanto a gordura animal é saudável para as suas artérias, um estudo com 458 homens que sofreram ataque cardíaco ou angina, afirmou que os indivíduos que substituíram gorduras animais por óleo vegetal, tiveram o dobro de mortes quando comparados com homens que consumiram gordura animal.

Ela não é nutritiva ?

Essa afirmação é mentira, a banha contém vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Sem contar que não tem açúcar, tornando-a excelente para as pessoas com diabetes, além disso não tem muito sódio.

O diabético, que pela sua própria condição é mais vulnerável a problemas vasculares deve, portanto, evitar os excessos de gordura na alimentação. (com informações de Feldman)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *