Abastecer no horário errado faz você gastar mais dinheiro

Você perder até 400 ml a cada 50 litros de gasolina

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Com o preço alto da gasolina economizar virou regra, e segundo estudo abastecer em horários errados pode fazer você perder até 400 ml de gasolina a cada 50 litros de combustível.

O estudo foi feito por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mostrou que na hora de abastecer o carro, a temperatura ambiente pode interferir na quantidade de combustível colocado no carro.

No estudo que durou quase dois anos, sendo feito com amostras de gasolina e álcool colhidas em postos de combustíveis em horários diferentes, sendo que uma coleta foi realizada entre 12h e 14h e outra após as 19h.

O resultado é que, nos horários mais quentes, houve uma perda de quase 400 ml a cada 50 litros de gasolina ou de aproximadamente 250 ml a cada 50 litros de etanol. Diante disso, a recomendação seria abastecer preferencialmente nos horários menos quentes como à noite ou pela manhã.

O resultado do estudo foi publicado em congressos nacionais e internacionais e resultou em um livro.

Qual o motivo ?

Por ser uma substância volátil, a gasolina sofre alterações no estado físico sob calor intenso. As moléculas começam a se separar alterando o estado do combustível de líquido para gasoso.

Por exemplo, a gasolina quanto mais fria, maior sua densidade (relação entre massa e volume), então, é melhor abastecer nessa situação. Como o processo de absorção de calor não é algo instantâneo, o combustível estará mais frio no início da manhã, pois passou a noite toda perdendo calor, enquanto no final de uma tarde de calor, estará mais quente.

Com essa logica é melhor abastecer o carro de manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio.

Dicas para economizar combustível

Outras dicas para você economizar combustível é evitar acelerações bruscas, pois força mais o motor, o que resulta em consumo de combustível maior, tente sempre acelerar de forma progressiva.

Faça revisões e as manutenções preventivas e verifique, em especial, o estado das velas e o funcionamento da injeção eletrônica.

Não dirija em alta velocidade. Testes realizados no Centro de Pesquisas da Petrobras, com diversos veículos, mostram que o consumo de combustível a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h. Dirigir em velocidade moderada é mais econômico, e claro mais seguro.

Leia em nosso site : Como economizar combustível com atitudes simples

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais