Dicas para fazer a bateria do seu carro durar mais

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

A bateria é a principal peça fornecedora de energia do veículo, mas muitos motoristas desconhecem que a bateria automotiva requer certos cuidados para que durem mais tempo, e evitar que sejam trocadas antes do necessário. A vida útil de uma bateria é em média de 2 a 3 anos. Confira algumas dicas básicas para a bateria do seu carro durar mais :

Cuidado ao dar partida no carro

Sempre observe se está tudo desligado em seu carro antes de dar a partida. Faróis, rádio, luz interna, ar condicionado não podem estar ativos ao ligar o carro. Um dos momentos em que se mais gasta e exige da bateria é no momento da partida. Por isso, deixar equipamentos ligados ao ligar o carro sobrecarrega a bateria e a faz durar menos.

Luz e som

Nunca deixe o painel do som ligado ou a luz do teto acessa com o carro desligado, segundo os fabricantes isso contribui e muito para que a bateria do veículo tenha sua vida útil encurtada. Se for necessário usar esses aparelhos com o veículo parado, não deixe-os ligados por muito tempo.

Sempre ligue o carro

Algumas pessoas não usam o carro frequentemente. Outras precisam fazer uma longa viagem e deixar o carro parado na garagem. Nesses casos, ligue o carro toda a semana e deixe o motor ligado por 5 minutos. Se você não puder estar presente, peça que alguém ligue o carro para você.

Limpe os terminais corroídos

bateria suja

Os terminais da bateria do carro são os polos negativo e positivo. Procure verificar sempre se eles estão sujos ou corroídos. Para limpar os terminais, use uma esponja de aço e água (sempre lembrando do procedimento padrão: o carro deve estar desligado).

E se a bateria arriou ?

Às vezes, mesmo com todos cuidados possíveis, a bateria acaba, e se você estiver na rua, a primeira opção é acionar o seguro. Se você tiver esse serviço, ligue para a seguradora e espere o auxílio para o reparo do veículo, mas caso você não tenha uma das soluções é usar um auxiliar de partida, o auxiliar de partida é um aparelho responsável pela recarga da bateria que dispensa a famosa “chupeta”, até porque nem sempre podemos contar com a boa vontade alheia, ou fazer a tradicional ligação direta “chupeta”.

bateria arriou
Na foto um auxiliar de partida e ao lado 2 carros fazendo ligação direta

Mas lembre-se, existe um mito que ligando o veículo por alguns minutos a bateria será carregada. Na verdade, o tempo de recarga depende de diversos fatores, portanto se a sua bateria está descarregada o ideal é levá-la até um profissional especializado e que faça uma carga lenta da bateria.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais