decoracao-simples

Conheça truques de decoração para ganhar amplitude na sala !

Decoração de sala pequena: conheça truques para ganhar amplitude.

A sala de estar é o ambiente mais frequentado da casa, porém o aumento de apartamentos e casas mais compactas rendeu cômodos pequenos para a grande maioria das pessoas.

Esse espaço da casa é aproveitado não só pelos moradores, mas também pelos visitantes, por isso a decoração precisa estar em dia.

O que acontece é que quando se trata de uma sala de estar pequena vem a preocupação, como otimizar esse espaço e deixá-lo amplo e organizado?

Se essa é a sua dúvida, você está no lugar certo. Logo abaixo você vai conhecer dicas de como deixar a sua sala de estar mais agradável, mesmo com pouco espaço físico.

5 dicas de decoração de sala de estar pequena

Sala pequena e decorada
Sala pequena e decorada

Existem algumas formas de deixar a sala pequena com um aspecto maior, alguns truques permitem mais amplitude ao ambiente. Confira mais:

1 – Planeje a posição dos móveis

Se você deseja otimizar o espaço não pode cair no erro de sair comprando móveis sem nenhum planejamento e principalmente sem tirar as medidas da sala.

Ninguém merece uma sala de estar onde as pessoas não conseguem se locomover devido a posição errada dos móveis ou porque são grandes demais e não sobra espaço vazio.

Por isso, a dica é fazer compras inteligentes dos móveis e objetos decorativos, sempre pensando no tamanho e no espaço que deve ocupar.

2 – Atenção com as cores escolhidas

Os ambientes pequenos exigem uma atenção maior com a paleta de cores, isso porque, as cores escuras deixam o espaço com a sensação de ser ainda menor e sufocante.

Logo, a dica é apostar nas cores claras, tanto na pintura como no caso do uso de papel de parede. O que não quer dizer que a sala precisa ser monocromática, você pode inserir as cores mais fortes como detalhes nas almofadas e outros itens decorativos.

Quais são as cores que aumentam o ambiente ?

Como mencionado, as cores mais claras criam a sensação de amplitude, como por exemplo os tons pasteis. Alguns exemplos de cores neutras que causam esse efeito são o cinza, branco, bege e azul claro.

3 – Invista em móveis funcionais

Como não podemos colocar muitos móveis em uma sala pequena, a estratégia é optar por móveis versáteis, aqueles que podem ser usados para mais de uma função.

Aqui a criatividade pode rolar solta, uma mesinha de centro que vira banquinho, enfim, são várias opções que podem te ajudar a otimizar seu espaço de sala de estar.

4 – Tenha uma boa iluminação

boa iluminação sala pequena

Outro fator que implica na sensação de amplitude é a iluminação,quanto mais claro e iluminado for a sala, maior ela vai aparentar.

Por isso, invista em luminárias, lustres, ou outros tipos de luz artificial, porém a luz natural é grande amiga nesses momentos, deixar as cortinas abertas colabora para aumentar o espaço visualmente.

5 – Mantenha a sala organizada

Para ter sucesso na decoração de sala de estar pequena, a organização precisa existir. Um ambiente desorganizado não é nada agradável aos moradores e muito menos aos visitantes.

Esse problema aumenta quando o espaço é pequeno, pois dá a sensação de uma bagunça maior do que realmente é. Por isso, evite manter na sala o que não for necessário, é comum que as pessoas acabem deixando as coisas por ali ao longo do dia, o que vai acumulando e gera uma desorganização.

Decoração de sala simples

As dicas aqui citadas são base para todo tipo de decoração, desde as mais minimalistas com poucos objetos até as mais exuberantes.

Ter um espaço mais amplo mesmo que pequeno, permite que você possa implementar o seu estilo, dando a sua cara com seus gostos pessoais. A ideia é que em primeiro lugar, você se sinta em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *