Pular para o conteúdo

Automação residencial : Casas Inteligentes

Casa Inteligente

A automação residencial ou também conhecida como Domótica, é uma tecnologia recente que permite o gerenciamento de todos os recursos existentes em uma residência. Foi criado para satisfazer as necessidades pessoais, conforto e segurança de uma casa. Essa ciência surgiu no começo dos anos 80 sendo implementada em alguns edifícios, querendo controlar a segurança, climatização e iluminação interna de edifícios.

Atualmente, a idéia ainda é mantida, mas para o uso doméstico. Não apenas para grandes construções. Apesar de não ser muito conhecida e divulgada, em um futuro muito próximo, poderá obter muitos adeptos, pelo fato do conforto e comodidade oferecido.

Vamos ver exemplos de algumas formas:

Automação
Desenvolvimento de programas de tarefas pessoais diárias de uma forma automática, prevendo a rotina de seus moradores.

Iluminação
Na iluminação, a residência toda seria composta por sensores de movimento, que quando houver movimento a partir de um horário noturno (definido pelo usuário) acenderá a luz, e após um tempo estipulado ela apagaria. Pode ser definida pelos horários dos residentes da casa também. Com isso obtendo a economia no consumo.

Segurança
Na segurança, há muitos fatores que podem ser controlados. Através de sensores de movimentos ligados ao alarme. Monitoramento por câmeras ligadas através de redes com acesso as imagens em tempo real por celulares. Controlar acesso de pessoas através de impressão digital, padrão de voz, padrão da retina.
Controlar o clima através de horários programados para ligar ou desligar equipamentos como: ar condicionado, ventilador e equipamentos de aquecimento. Isso para que quando os moradores chegarem na residência e o clima já estar apropriado.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *