Pular para o conteúdo

Diferença entre notebook, tablet, smartphone, ebook e netbook

Este artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para uso exclusivo do site Mundo Conectado. Estar conectado em tempo real atualmente não possui mais nenhum segredo ou obstáculos, principalmente após a popularização e aumento na acessibilidade que determinados gadgets adquiriram com a evolução tecnológica. Entre esses aparelhos estão os notebooks, netbooks, smartphones, tablets e ebooks, que apesar de desempenharem funções similares, possuem algumas diferenças cruciais. Confira a seguir:

Foto: Casa Park

Ebooks: Livros digitais bastante parecidos com os tablets, com a diferença de possuir a tela e-ink que facilita a leitura por não cansar tanto a vista quanto uma tela de LCD.

Entretanto, uma das vantagens mais notáveis do ebook é a ferramenta que possibilita sublinhar, circular ou destacar uma parte do livro sem realmente alterar a versão original.

Tablet: Prancheta eletrônica que funciona como um computador portátil, com as vantagens de possuir tela sensível ao toque e tamanho reduzido, o que facilita sua locomoção.

O aparelho pode ser usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos e vídeos, download de arquivos e jogos, além de possuir conexão Wi-Fi e 3G.

Smartphone: Funciona como uma versão de tamanho reduzido do tablet, somado às funções de um celular comum que realiza ligações e manda mensagens de texto, por exemplo. O aparelho integra também aplicativos modernos à funcionalidade de um sistema operacional atualizado que permite a seus usuários sincronizar dados com o computador pessoal, acesso às redes sociais, câmera fotográfica e tela sensível ao toque.

Netbook: Semelhante a um notebook, o netbook exerce as funções básicas de um computador portátil, como checar e enviar e-mails, editar textos, acesso às redes sociais e websites.

As principais diferenças entre o net e o notebook, entretanto, são o peso e a resistência da bateria. Por ser menor, o eletrônico consome menos e energia e possibilita uma locomoção mais cômoda.

Notebook: Tão completo quanto um desktop, o notebook exerce praticamente todas as funções que um computador comum disponibiliza, possuindo a vantagem de ser portátil.

Os modelos variados permitem ao consumidor optar entre um notebook mais simples para exercer as funções básicas como acesso a internet, edição de fotos e assistir vídeos, ou um computador portátil mais completo, a fim de rodar jogos e aplicativos mais pesados.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *