Bolware, famoso vírus de boleto, veja como se proteger

4

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Já foi noticias nos principais meio de comunicação do Brasil, o bolware é nova arma de hackers para roubar dinheiro, golpes com boletos sempre existiram desde os de Associações falsas que enviam boletos pelo correio até spam com boletos falsos, mas agora o bolware usa uma nova tecnologia, muito mais elaborada. Segundo a investigação, que é conduzida pela Polícia Federal do Brasil e o FBI, o bolware pode ter comprometido quase meio milhão de boletos e gerado prejuízo na casa dos R$ 9 bilhões.

Como funciona o Bolware

O método usado pelo bolware para roubar as pessoas, consiste em trocar o código numérico na hora do pagamento, ou seja a pessoa digita os números do código de barra corretamente e o malware muda o código. Ao identificar que o site é de um banco o bolware detecta a qual banco é, e adiciona o malware no botão de pagamento do boleto, ai o malware procura o campo onde está armazenado o boleto digitado e gera uma nova linha digitável, com a conta dos criminosos desviando o seu dinheiro .

Isso esta ocorrendo somente em computadores com Windows, se o navegador de pagamento for o Firefox ou Chrome, o malware fecha os programas, impedindo os seus usos para acessar o Internet Banking, forçando o usuário a utilizar o IE, que vem instalado por padrão em qualquer computador com o sistema operacional Windows, portanto se isso ocorrer com você cuidado.

A empresa se pesquisadores da RSA , a divisão de segurança da EMC, já detectaram que a quadrilha possui mais de 8.000 contas que recebem esses pagamentos.

Como se proteger

Regra numero 1 é nunca abrir e-mail de Bancos, seja informando dividas, cobranças ou transferências recebidas, nenhum banco nacional envia e-mails assim, se é suspeito, exclua.

Antes de confirmar o pagamento confira todos os números do boleto,

Mantenha seu antivírus atualizado, juntamente com as atualizações do Windows (leia também em nosso site : Os melhores antivírus gratuitos )

Se puder pague os boletos utilizando os smartphones.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

4 Comentários
  1. Juliano Rodrigo Diz

    E segundo a matéria não é bom utilizar o IE! pelo menos não para pagar as contas

  2. Rafael Diz

    Por isso é sempre bom verificar antes de pagar

  3. carlos Diz

    a reportagem é falha se vc pedir o envio de conprovante de transferência o banco envia email SIM

  4. Carpinteiro De Mim Diz

    Então basicamente a opção é nunca usar o IE, e usar outro navegador. É isso?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais