Pular para o conteúdo

Bolware, famoso vírus de boleto, veja como se proteger

Já foi noticias nos principais meio de comunicação do Brasil, o bolware é nova arma de hackers para roubar dinheiro, golpes com boletos sempre existiram desde os de Associações falsas que enviam boletos pelo correio até spam com boletos falsos, mas agora o bolware usa uma nova tecnologia, muito mais elaborada. Segundo a investigação, que é conduzida pela Polícia Federal do Brasil e o FBI, o bolware pode ter comprometido quase meio milhão de boletos e gerado prejuízo na casa dos R$ 9 bilhões.

Como funciona o Bolware

O método usado pelo bolware para roubar as pessoas, consiste em trocar o código numérico na hora do pagamento, ou seja a pessoa digita os números do código de barra corretamente e o malware muda o código. Ao identificar que o site é de um banco o bolware detecta a qual banco é, e adiciona o malware no botão de pagamento do boleto, ai o malware procura o campo onde está armazenado o boleto digitado e gera uma nova linha digitável, com a conta dos criminosos desviando o seu dinheiro .

Isso esta ocorrendo somente em computadores com Windows, se o navegador de pagamento for o Firefox ou Chrome, o malware fecha os programas, impedindo os seus usos para acessar o Internet Banking, forçando o usuário a utilizar o IE, que vem instalado por padrão em qualquer computador com o sistema operacional Windows, portanto se isso ocorrer com você cuidado.

A empresa se pesquisadores da RSA , a divisão de segurança da EMC, já detectaram que a quadrilha possui mais de 8.000 contas que recebem esses pagamentos.

Como se proteger

Regra numero 1 é nunca abrir e-mail de Bancos, seja informando dividas, cobranças ou transferências recebidas, nenhum banco nacional envia e-mails assim, se é suspeito, exclua.

Antes de confirmar o pagamento confira todos os números do boleto,

Mantenha seu antivírus atualizado, juntamente com as atualizações do Windows (leia também em nosso site : Os melhores antivírus gratuitos )

Se puder pague os boletos utilizando os smartphones.

4 comentários em “Bolware, famoso vírus de boleto, veja como se proteger”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *