Pular para o conteúdo

Como corrigir a postura

corrigir a postura

Manter a postura durante o home office é um dos desafios mais enfrentados nesta pandemia devido a falta de infraestrutura em casa para trabalhar. Para corrigir a postura, é preciso manter as costas retas e verticais e os ombros alinhados.

Com a chegada do covid-19, muitos trabalhadores foram obrigados a trabalhar home office, mas nem todos possuem um escritório ou um lugar calmo em casa, onde consiga se concentrar e exercer sua profissão. Dessa forma, chegou para alguns, problemas tanto físico, quanto psicológico. O mais comum, é a dor na coluna devido a mal posição durante a jornada do trabalho, e o estresse, surgindo também, uma grande procura por cadeiras.

Problemas que surgem com a má postura

A má postura é responsável pelo surgimento de doenças ocupacionais como lesões por esforços repetitivos e doença osteomuscular relacionada ao trabalho. Causando também lombalgia(lesões na lombar), hipercifose (corcunda) e tendinite.

Ela também reflete no estado psicológico da pessoa, aumentando o cansaço e o esgotamento. Portanto, é preciso exercitar a musculatura, se não conseguir manter-se exercitado e com a postura correta, o corpo fica enfraquecido, e as dores nas costas começam a aparecer e a prejudicar de forma física e emocional.

Para manter a coluna saudável o máximo de tempo possível, o Dr. Yip  do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA  compartilhou algumas dicas: “Sempre que estiver sentado, em pé ou carregando objetos pesados, tome precauções e mantenha uma postura adequada para evitar machucar inadvertidamente as costas ou o pescoço. Para quem trabalha em escritório, é bom levantar e se alongar depois de ficar sentado por um longo tempo para aliviar a pressão prolongada do disco. “

Aprenda a corrigir a postura ao sentar com essas 5 dicas

corrigir postura na cadeira
  1. Distribua o peso: Distribua o peso na cadeira sem sobrecarregar um dos quadris. Fique com os dois pés no chão sem cruzar as pernas, isso não força as articulações.
  2. Mantenha a espinha ereta: Respeite as curvas naturais da coluna, não precisa ficar com a coluna 100% ereta.
  3. Use almofadas: Para aumentar seu conforto na cadeira, utilize almofadas.
  4. Mantenha os ombros para trás: Mantenha os ombros relaxados e para trás, para não forçar demais o pescoço. Isso evita dores e tensões musculares.
  5. Não deixe de se levantar: Para aumentar a circulação no seu corpo, crie o hábito de se levantar em intervalos de 30 minutos ou 1 hora, movimente-se e faça um alongamento.

Aumento de procura por cadeiras de escritório

Segundo a reportagem do 6 minutos, o home office obrigatório fez crescer a venda de cadeiras de escritório. Ainda sobre ela, só em Brasília, 78.947 funcionários dos ministérios estão trabalhando de casa, segundo o Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação). Já em São Paulo, são mais de 2600 pessoas que tiveram que achar um canto dentro de casa para abrir o computador e trabalhar.

No Mercado Livre, por exemplo, houve aumento de 87% nas vendas de cadeiras para escritório no período de 20 de março a 20 de abril em relação aos 30 dias anteriores.

As cadeiras para escritório variam de preços, podendo custar a partir de R$ 300 e podem chegar a mais de R$ 10 mil, como alguns modelos da Riccó e HermanMiller, ficando a critério do consumidor, existindo de várias cores e tamanhos.

Como escolher a cadeira ideal ?

Quando você for comprar um cadeira nova é recomendável experimentar para saber se a cadeira atente alguns requisitos do seu corpo, por isso quando for escolher a cadeira verifique :

Encosto: O encosto da cadeira é um dos itens que mais pode incomodar com o tempo e fazer sua coluna doer fazendo você corrigir a postura, então o encosto deve ser articulado de preferencia com ajuste de altura. Os modelos com apoio de cabeça e regulagem de inclinação são os mais indicados.

Assento: O assento também precisa de uma atenção, pois sua coxa deve estar inteira sobre o assento, o que oferece estabilidade e conforto.

Pés: Quando sentado, seus pés precisam estar apoiados planamente ao chão. Caso isso não ocorra, existe a opção de utilizar um apoio para os pés, mas as cadeiras devem ter a regulagem de altura para facilitar esta postura.

Pernas: Suas pernas e cintura devem ficar devidamente apoiadas, o ângulo entre as coxas e o torso deve ficar entre 90 e 105 graus e o os os joelhos devem ficar dobrados em 90º com relação ao assento, e claro seus pés no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *