Google faz 15 anos Brasil, veja a história

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Em 20 de julho de 2005, o Google desembarcou de vez no Brasil e mudou a forma como o brasileiro consome a internet, antes disso muito brasileiros já estavam no Orkut, mas a empresa ainda não tinha escritórios aqui.

Em 2005 a empresa comprou a Akwan, uma startup de Belo Horizonte criada dentro do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e comandada por quatro professores fundadores: Nivio Ziviani, Ivan Moura Campos, Alberto Laender e Berthier Ribeiro Neto, hoje diretor de engenharia do Google para América Latina.

Pouca gente sabe, mas o processo de compra começou no ano anterior, quando o Google estava em busca de novos negócios para adquirir e um brasileiro que já trabalhava na empresa, Luiz André Barroso, hoje vice-presidente de engenharia, sugeriu uma visita a Belo Horizonte para conhecer a Akwan e sua equipe de 12 engenheiros especializados em tecnologia de busca.

Em pouco tempo, o trabalho do time de especialistas brasileiros ganhou reconhecimento da nossa sede em Mountain View e, em novembro de 2006, foi inaugurado em Belo Horizonte o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google Inc. na América Latina.

Hoje, o “escritório de BH” reúne 181 profissionais — 174 são engenheiros, incluindo profissionais vindo de países como Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela e Índia. Além de ser uma referência em desenvolvimento de algoritmos para a Busca, esse time é responsável por outros projetos importantes, como o Family Link, aplicativo que ajuda famílias a criarem hábitos digitais saudáveis em seu dia a dia, e tecnologias de combate a ataques de phishing e spam.

Durante este momento desafiador que enfrentamos com a pandemia, os engenheiros de Belo Horizonte foram fundamentais para o desenvolvimento do painel informativo da Busca sobre a COVID-19, que é usado no mundo todo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde, no caso do Brasil.

Alguns meses depois da aquisição da Akwan, o Google abriu seu escritório de negócios em São Paulo, um dos primeiros da América Latina. Na época, Sergey Brin, co-fundador do Google junto com Larry Page, contou ao jornal Folha de S.Paulo que o Brasil não podia ser ignorado e que o país era um dos maiores mercados mundiais em termos de tráfego no buscador.

Nos anos seguintes, o Google abriu espaços importantes como o Campus de São Paulo do Google for Startups e o Google Partner Plex São Paulo, ambiente para discutir estratégias, desafios e oportunidades de negócios com clientes e parceiros.

Veja 15 momentos que marcaram o Google no Brasil

Hoje, o Brasil figura entre os top cinco na nossa lista de nove produtos do Google com mais de um bilhão de usuários: Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store, Fotos, Drive e Gmail. Ao todo o Google tem 1.100 funcionários trabalhando nas diferentes instalações no país, que incluem também o o YouTube Space, no Rio de Janeiro.

Pesquisa da Kantar, feita com 1.100 pessoas on-line e encomendada pela companhia, buscou medir este valor. Segundo o estudo, 8 entre cada 10 brasileiros das classes A, B e C usam diariamente serviços da empresa. “81% dos entrevistados acreditam que o Google contribuiu positivamente para a sociedade e que nossos produtos ajudaram a melhorar a vida dos brasileiros em diferentes áreas, em especial no estudo e trabalho”, destacou Berthier e Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil, no post publicado no blog da companhia.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais