Com o avanço das tecnologias são cada vez mais os empreendedores que tentam a sua sorte online. O sucesso, no entanto, não é garantido! Venha saber quais são os 4 elementos fundamentais para o sucesso de uma loja online.
A grande saturação do mercado digital foi motivada pelo aparecimento de milhares de lojas online. Só em 2018, estima-se que o aumento neste número tenha sido na ordem dos 23% ao redor do globo.
O crescimento rápido desses mercados fez com que o cenário de concorrência se tornasse mais difícil de gerir, o que criou verdadeiros desafios e dificuldades na obtenção do sucesso. No Brasil, a SEBRAE indicou que 80% das lojas online não consegue prevalecer por mais do que 18 meses: números que indicam bem a dificuldade deste tipo de negócio na atualidade.
O empreendedorismo não pode, por isso mesmo, estar desligado dos elementos relacionados com o marketing digital e com a comunicação online, devendo ainda ter em consideração as tendências no momento de criar uma empresa, de lhe conferir uma identidade e de a gerir em termos logísticos e promocionais.
Podemos falar de vários elementos que são fundamentais para que uma loja online tenha o sucesso pretendido. Ainda assim, num primeiro momento, os elementos a considerar serão fundamentalmente 4, sendo que, sem estes, se torna muito complexa a obtenção do êxito.
Venha conhecer os 4 elementos fundamentais para o sucesso de uma loja online e perceber as razões pelas quais estes são tão importantes para o lançamento de uma empresa online na era digital.
Índice
1. A criação de um logótipo para a marca
Um dos mais importantes aspetos da identidade e da comunicação da marca é o seu logótipo. Este elemento é fundamental para diferenciar o seu negócio dos demais, criando uma identidade única e apelativa para os potenciais consumidores, que ajuda a destacar uma empresa de todas as outras que povoam o meio online.
Este elemento irá ajudar a conferir traços distintivos à marca e poderá estimular o consumo, o que faz com que seja essencial para o sucesso.
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2. O criação do o nome da marca
Da mesma forma que o logótipo é importante, também o nome o é. Este elemento é o que define, de imediato, o contacto do cliente com a marca e lhe confere uma identidade que permite que ela se torne única aos olhos dos consumidores.
A caraterística distintiva do nome é justamente o que a torna tão importante e, como tal, na sua criação é necessário ter o cuidado de não dar à marca um nome similar ao de outras empresas, principalmente se estas forem muito conhecidas do público-alvo do seu negócio.
O nome servirá para garantir que o público encontra a marca, a reconhece, se identifica com ela e cria uma sensação de familiaridade e confiança, sendo fundamental para o sucesso de uma empresa.
No momento de nomear a marca é ainda fundamental que garanta que o domínio de Internet correspondente está livre, para que nele possa alojar o seu site.
3. Criando o slogan da sua marca
O slogan é outro elemento da identidade da marca e servirá para garantir – tal como o nome e o logótipo – que o cliente se conecta com a sua empresa.
Este é, também, um elemento distintivo, usualmente apelativo, curto, de fácil apreensão e compreensão, incisivo e fácil de memorizar.
Quanto mais sonante for o slogan, mais simples este será de decorar e melhor servirá o propósito, permitindo um encontro mais simples entre a marca e o seu público.
É possível gerar este tipo de frases online, de forma gratuita, o que pode ser apelativo para os empreendedores que não tenham fundos muito vastos para um investimento inicial na comunicação da sua empresa.
4. O uso dos mídia sociais
Também importante para quem não pode fazer um grande investimento inicial é a criação de perfis nos vários mídia sociais.
De registo gratuito, espaços como o Instagram, o Facebook ou o Twitter podem ser verdadeiros aliados no processo de estruturação e difusão de uma marca, facilitando o encontro com milhares de potenciais clientes, ao mesmo tempo que criam uma plataforma onde é possível anunciar os produtos, com custos muito acessíveis.
Além disso, nos dias de hoje, muitos clientes usam estas plataformas para procurar os produtos que mais desejam, usando ainda as ferramentas por estes espaços disponibilizadas para garantir que conseguem comunicar com a loja para fazer as suas encomendas ou esclarecer quaisquer dúvidas.
O uso dos mídia sociais é, por isso, hoje, essencial para o sucesso.