Pular para o conteúdo

Descubra se alguém está roubando sua internet Wi-Fi

wifi

Muita gente tem uma rede Wi-Fi em casa para conectar na internet celulares, tablets, laptops e videogames, e algumas pessoas tem problema com vizinhos conectados à sua rede, “roubando” sua banda e deixando a rede mais lenta. Mas como descobrir isso ?

Abaixo você confere algumas dicas e soluções para não deixar que nenhum “trombadinha” de Wi-Fi atrapalhe sua navegação na internet e não comprometa a segurança, pois dependendo das intenções da pessoa, seus arquivos correm perigo.

A primeira atitude é proteger sua rede, inserindo senhas e filtros de acesso. Trocar o nome da rede (SSID) e senha de acesso ao instalar o aparelho em casa, é obrigatório mudar imediatamente o nome da rede e a senha de acesso. Sem isso, o equipamento usará um nome padrão de fábrica sem senha, que facilita a descoberta do modelo por um possível cibercriminoso. Com esta informação, ele pode explorar as vulnerabilidades que já são conhecidas.

Outra alternativa é trocar as senhas para WPA2-AES, que é mais segura do que as demais. Trocar a senha em si também pode ser uma solução. Vale lembrar que uma boa senha é composta por números, letras e caracteres especiais, além de não terem ligação alguma com a vida pessoal da família.

Ativar filtro de MAC : Com a utilização desta ferramenta, que esta disponivel no seu roteador sem fio, apenas os aparelhos autorizados poderão se conectar à rede. Cada dispositivo possui uma placa de rede própria, identificada por um endereço MAC contendo uma sequência única de letras e números. Ao cadastrar esta informação no roteador, apenas os endereços cadastrados na lista de acesso poderão se conectar.

Caso você não queira acessar as configurações do roteador para descobrir se alguém está usando sua internet indevidamente, é possível utilizar aplicativos desenvolvidos exclusivamente para o monitoramento da rede.

Monitorando o Wi-Fi

Caso você não queira acessar as configurações do roteador para descobrir se alguém está usando sua internet indevidamente, é possível utilizar aplicativos desenvolvidos exclusivamente para o monitoramento da rede. Como o Zamzom Wireless Network Tool Basic Version, WiFi Manager e o SoftPerfect Network Scanner.

O software faz uma listagem de todos os IPs e aparelhos conectados na sua rede. Ele é até mesmo capaz de desligar um computador ligado.

wifi
Tela do aplicativo SoftPerfect Network Scanner

Basta seguir o passo a passo abaixo para ver a lista de dispositivos conectados. Se você tem, por exemplo, seis aparelhos conectados na sua casa, mas a lista mostra 9 conexões, por exemplo, há alguma coisa errada. E com os aplicativos você pode até mesmo desligar um computador ligado a sua rede.

Link do aplicativo gratuito SoftPerfect Network Scanner.

2 comentários em “Descubra se alguém está roubando sua internet Wi-Fi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *