Minha encomenda atrasou! Sumiu! E agora?

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Confiar em lojas virtuais não é muito a cara do brasileiro. Segundo dados de 2014, em um levantamento realizado pela Mintel, multinacional de inteligência de mídia e mercado, 67% dos brasileiros não compraram nenhum produto via internet no último ano e 30% dos usuários afirmam ainda desconfiar do e-commerce por medo de possíveis golpes em sites falsos e da encomenda não chegar.

Alguns cuidados na escolha da loja virtual – como a observação de itens de reputação, confiabilidade e segurança do site – diminuem os riscos. Mas quando superados os medos e realizada a compra, o consumidor ainda precisa lidar com a problemática da entrega. É aí que entra a Empresa de Correiros e Telégrafos (ECT), parceira de 93% dos sites de e-commerce segundo a Pesquisa Logística no E-commerce Brasileiro da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O índice elevado de utilização dos Correios é compreensível quando analisamos pontos como a cobertura – e o renome – em todo o território nacional, a disponibilidade de várias modalidades de frete (com valor de envio calculado automaticamente por meio de interação direta com as lojas virtuais) e os contratos para pessoas jurídicas com valores mais em conta.

E se 9 entre 10 lojas virtuais usam, o consumidor não tem muito como fugir disso não é? Só que para assustar um pouquinho mais, o Reclame Aqui aponta que 50% dos registros contra lojas virtuais são referentes à problemas com a entrega. Então o que fazer?

Certifique-se, na hora da compra, que o e-commerce que você escolheu está preocupado com a forma com que o seu pedido vai ser entregue e que estará cuidando para que isso aconteça sem nenhum problema. Mas atenção: o endereçamento correto é sua responsabilidade, confira os seus dados e a existência de restrições de entrega para a sua região. Também observe as informações disponibilizadas no site, custos, prazos, embalagem e riscos. Converse com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) sobre os seus direitos e assegure-se que a empresa tenha formas de gerenciar o seu pedido para casos de atraso ou extravio, por perda ou roubo e exija o código de rastreamento.

Alguns e-commerces fazem uso de serviços como o Sispostag Monitoramento de Postagens, que atua segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), acompanhando 100% das encomendas via sistema dos Correios, desde o dia da postagem até o momento da entrega. O acompanhamento dos pedidos inclui todas as providências necessárias em caso de desacordo dos serviços contratados. O e-commerce que você escolheu usa o Sispostag? Que bom! Sua entrega será monitorada e caso haja inconformidades as informações serão mais assertivas e disponibilizadas em menor tempo, facilitando a tomada de medidas cabíveis, sejam elas o reenvio ou a restituições de valores.

Mas mesmo tomando todos os cuidados na escolha do e-commerce a sua encomenda atrasou? Sumiu?

Conforme a ABComm, 61% dos e-commerces apontam o atraso como seu pior problema na logística de entrega. Extravios, por perdas ou furtos somam 39%. E pasmem, a média nacional de atrasos dos Correios é de 20%, ou seja, a cada 10 envios, 2 atrasam. Se o seu pedido faz parte dessa estatística, mesmo com todos as precauções observadas na hora da compra, não se desespere!

O primeiro passo é entrar em contato com o SAC da loja virtual e relatar o problema. Como cliente, a empresa remetente solicita informações aos Correios, que tem prazos para averiguações e resposta. A gestão de todo esse processo, desde identificado o atraso até a efetivação da entrega, é de responsabilidade do e-commerce. Em casos onde são apurados extravios, seja perda no fluxo postal ou roubo, a loja virtual viabiliza uma solução ao consumidor, podendo ser o reenvio de mercadoria equivalente ou o reembolso de valor.

Caso a solução ofertada não atenda os seus interesses ou não cumpra as diretrizes do CDC, procure o Procon.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais