Categorias Noticias

Cientistas criam concreto biológico que pode se regenerar

As reformas em casa ou no escritório são o pesadelo de muitas pessoas. Mas a bagunça, a sujeira, o barulho e o estresse aparentemente acabaram. Pelo menos uma parte deles. Cientistas holandeses criaram um tipo de concreto que possui a capacidade de se “consertar” sozinho.

O bioconcreto é misturado como o concreto convencional, mas com um ingrediente adicional chamado pelos pesquisadores de “agente de cura”. Esse agente fica intacto durante a mistura, sendo ativado apenas se o concreto racha e sofre infiltrações.

“O problema com rachaduras no concreto é o vazamento… Se você tem rachaduras, a água vem através de seus espaços – (por exemplo): em uma garagem -no subsolo- se essa água chegar as barras de aço que servem como reforço ao concreto, elas vão corroer e a estrutura entrará em colapso.” explica o professor Henk Jonkers, da Delft University of Technology, na Holanda.

Mas Jonkers surgiu com uma maneira inteiramente nova de concreto dando uma vida mais longa. “Nós inventamos bioconcreto – que é concreto que cura a si mesmo por meio de bactérias”, diz ele.

O produto consiste em uma mistura de bio-concreto e bactérias. Ao entrar em contato com a água, os micro-organismos ficam ativos e se alimentam de lactato de cálcio, substância presente no concreto. O cálcio, o oxigênio e o dióxido de carbono resultantes da alimentação fecham pequenas rachaduras e furos.

Rachadura restaurada

Porém, o maior desafio foi encontrar uma bactéria adequada para a mistura, já que ela deveria ter a capacidade de sobreviver em um ambiente com pH alto, como é o caso do concreto, e que pudesse passar muito tempo adormecida. A resposta foi encontrada na Rússia, em lagos que também tem pH alto.

O interessante é que a água, que normalmente estragaria o concreto por trazer substâncias químicas nocivas a esse item, ajuda no seu reparo. Jonkers espera que seu biocontreto possa ser o início de uma nova era dos edifícios biológicos.

“É a combinação da natureza com materiais de construção. A natureza nos fornece uma série de funcionalidades de graça – neste caso, as bactérias produtoras de calcário. Se conseguirmos implementá-lo em materiais, podemos realmente nos beneficiar dele, então eu acho que é um ótimo exemplo aproveitar a natureza e os ambientes construídos juntos em um novo conceito.” diz ele.

Leandro Luis Isola

Criador do Portal Elos e do Somos Conectados, é apaixonado por tecnologia e inovação desde criança, adora ler. E ama brincar com o João Olavo.

Recentes

Receita de lasanha na Air Fryer

Que tal fazer uma deliciosa receita de lasanha na sua Air Friyer, em um receita…

16 de outubro de 2024

Quanto gasta de energia um ventilador ligado 8 horas por dia

Você já se perguntou quanto custa manter o conforto de uma brisa fresca em casa…

15 de outubro de 2024

Quanto gasta um ar condicionado por mês

Você já se perguntou quanto custa realmente manter o conforto do ar condicionado em sua…

7 de outubro de 2024

Como ter um senha forte de maneira fácil

Você sabia que quase 80% das pessoas admitem usar informações pessoais e frases em suas…

2 de outubro de 2024

Receita de Panqueca de Carne Moída fácil e rápida, fica TOP

Quem não gosta de uma deliciosa panqueca para comer no almoço ou no jantar, hoje…

2 de outubro de 2024

Como fazer marquinha de fita em casa (biquíni de fita isolante)

O biquíni de fita isolante é usado para ter uma marquinha de biquíni perfeita e uniforme, por isso…

1 de outubro de 2024